Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência

O mistério das luzes no céu: fenômeno luminoso nos EUA choca moradores; veja vídeo

Na noite do último sábado (9), as cidades de Colorado, Texas, Oklahoma e Kansas foram surpreendidas pela fragmentação de um satélite

Tecnologia e Ciência|Do R7

O evento, que durou 60 segundos, deixou os moradores intrigados Reprodução/X/@24weather24/@OfficialUScrime

Um fenômeno de luzes estranhas iluminou o céu das cidades de Colorado, Texas, Oklahoma e Kansas, nos Estados Unidos, na noite do último sábado (9). O evento, que durou 60 segundos, deixou os moradores intrigados.

Segundo o jornal Daily Mail embora muitos tenham acreditado tratar-se de uma chuva de meteoros, o astrônomo Jonathan McDowell explicou que o fenômeno foi causado pela fragmentação de um satélite Starlink da SpaceX. Ao reentrar na atmosfera da Terra, o satélite se desintegrou, criando o impressionante show de luzes visto por diversos estados americanos.

O satélite Starlink da SpaceX faz parte de uma rede de satélites de baixa órbita criada pela empresa de Elon Musk para levar internet de alta velocidade a regiões remotas e de difícil acesso. A ideia é melhorar a conectividade global, especialmente em áreas rurais.

Ele reentrou na atmosfera sobre o estado de Washington e seguiu em direção ao sudeste, desaparecendo posteriormente no norte do Texas. Moradores de Oklahoma descreveram o fenômeno como uma “bola de fogo brilhante indo para sudeste, movendo-se lentamente e parecendo dividida em três partes”.


“Primeiro parecia que estava indo direto para o céu, depois passou diretamente sobre nossas cabeças e podíamos vê-lo se desintegrando enquanto passava diretamente sobre nós”. Disse um morador do Texas.

O fenômeno de queima de satélites ocorre quando eles reentram na atmosfera da Terra a altas velocidades, causando atrito com o ar e gerando calor intenso. Isso faz com que o satélite se desintegre e queime, criando o efeito luminoso visível.



Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.