Tecnologia e Ciência Objeto misterioso está próximo de ser engolido por buraco negro no centro da Via Láctea

Objeto misterioso está próximo de ser engolido por buraco negro no centro da Via Láctea

Cientistas que observam o corpo há 20 anos acreditam que o encontro acontecerá em 2036

Resumindo a Notícia

  • Um objeto misterioso está perto de desaparecer na Via Láctea.
  • O corpo gigante está com uma trajetória em direção ao buraco negro.
  • X7 deverá ficar o mais próximo do Sagitário A* em 2036.
  • O corpo misterioso está sendo observado por cientistas há 20 anos.
O objeto teve uma extensão como nunca observada antes

O objeto teve uma extensão como nunca observada antes

Reprodução/Anna Ciurlo/UCLA

Um objeto misterioso e grande está sendo lentamente puxado e em breve será engolido por um buraco negro localizado no centro da Via Láctea. Desde 2022, o acompanhamento do "evento" é feito por um grupo de astrônomos do Observatório WM Keck, em Mauna Kea, no Havaí.

O X7, como foi nomeado o objeto, é uma nuvem de poeira e gás ejetada durante a colisão de duas estrelas, com uma massa 50 vezes maior que a da Terra, segundo os pesquisadores. Um estudo recente mostrou que o X7 se tornou tão grande justamente devido à intensa força gravitacional do buraco negro Sagitário A*.

A nova pesquisa ainda relata a dimensão do objeto que já é três mil vezes a distância entre o Sol e a Terra, ou seja, quase 500 bilhões de km.

"Esta é uma oportunidade única de observar os efeitos das forças de maré do buraco negro em alta resolução, dando-nos uma visão sobre a física do ambiente extremo do centro galáctico", afirma Anna Ciurlo, pesquisadora assistente da Universidade da Califórnia em Los Angeles (Ucla) e principal autora do estudo do fenômeno.

Durante os 20 anos de acompanhamento do corpo misterioso, os dados permitiram acompanhar o desenvolvimento do X7 e, segundo a pesquisadora, nenhum outro objeto apresentou uma evolução tão extrema.

"Ele começou em forma de cometa, e muitos pensaram que talvez tivesse essa forma de ventos estelares ou jatos de partículas do buraco negro. Mas, ao segui-lo por 20 anos, vimos que ele se tornava mais alongado. Algo deve ter colocado essa nuvem em seu caminho particular", explica Anna.

A equipe responsável pelo estudo acredita que, pela trajetória até o momento, o X7 deverá atingir o ponto mais próximo do buraco negro em 2036, quando deverá se tornar espiral, em direção ao Sagitário A*, e desaparecerá. Poético.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Filipe Siqueira

VEJA TAMBÉM: Conheça 10 fatos incríveis sobre a foto histórica do buraco negro

Últimas