Tecnologia e Ciência Peixe das profundezas do mar é capturado e filmado por cientistas no Japão

Peixe das profundezas do mar é capturado e filmado por cientistas no Japão

O animal foi encontrado a 8 quilômetros da superfície do oceano por uma expedição científica de duração de dois meses

Reuters

Reprodução/Minderoo-Uwa Deep Sea Research Centre/Via Metro UK

Peixes foram capturados a mais de 8 quilômetros sob a superfície do oceano pela primeira vez — e filmados ainda mais fundo — por uma expedição científica conjunta de Japão e Austrália.

O cientista-chefe da expedição, professor Alan Jamieson, disse nesta segunda-feira (3) que dois peixes-caracol foram capturados em armadilhas colocadas a 8.022 metros de profundidade na Fossa do Japão, ao sul do Japão, durante uma viagem de dois meses por uma equipe da Universidade da Austrália Ocidental (UWA) e da Universidade de Ciências Marinhas de Tóquio.

O peixe-caracol, da espécie Pseudoliparis belyaevi, é o primeiro a ser capturado abaixo de 8.000 metros, disse a expedição. Não ficou imediatamente claro o tamanho do peixe, mas a espécie foi registrada como tendo um comprimento de cerca de 11 centímetros.

Câmeras operadas remotamente baixadas pela expedição conjunta, parte de um estudo de dez anos sobre a população de peixes mais profunda do planeta, também registraram uma espécie desconhecida de peixe-caracol nadando a 8.336 metros de profundidade na trincheira Izu-Ogasawara, no sul do Japão.

"As trincheiras japonesas são lugares incríveis para explorar; elas são tão ricas em vida, mesmo bem no fundo", disse Jamieson, fundador do Centro de Pesquisa em Mar Profundo Minderoo-UWA.

“Dizemos às pessoas desde muito cedo, com 2 ou 3 anos, que o fundo do mar é um lugar horrível e assustador ao qual você não deveria ir, e isso cresce com você com o tempo”, disse Jamieson.

“Não apreciamos o fato de que [o mar profundo] é fundamentalmente a maior parte do planeta Terra, e os recursos devem ser compreendidos e precisamos descobrir como o estamos afetando e como funciona.”

LEIA ABAIXO: 'Peixe do fim do mundo' gigante é pescado no Chile e deixa moradores apavorados

Últimas