Logo R7.com
RecordPlus
Tecnologia e Ciência

‘Perigo muito grande’, afirma especialista sobre domínio digital das big techs

Presidente Lula defendeu a regulamentação das grandes empresas de tecnologia em evento na Índia

Tecnologia e Ciência|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Lula defende regulamentação das Big Techs na Cúpula Global de Inteligência Artificial na Índia.
  • Especialista Alessandra Montini alerta sobre os riscos da entrega de dados aos aplicativos e a falta de transparência para usuários.
  • Ela enfatiza a necessidade de letramento digital para públicos vulneráveis e os perigos da IA nas eleições, como candidatos virtuais usando dados para manipulação.
  • Montini critica a promessa das Big Techs de discutir algoritmos em 2027, considerando-a uma forma de adiar o debate e aumentar a coleta de dados.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

“Quando poucos controlam os algoritmos e as infraestruturas digitais, não estamos falando de inovação, mas de dominação”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial, que ocorre na Índia. O discurso do petista no evento foi marcado pela defesa da regulamentação das big techs, as grandes empresas internacionais do ramo de tecnologia.

O domínio digital levantado por Lula envolve a entrega de dados aos aplicativos, segundo explica a especialista em inteligência artificial, Alessandra Montini, em entrevista ao Jornal da Record News de quinta-feira (19).


O dedo indicador de uma pessoa pressiona a tecla de confirmação em uma urna eletrônica
Uso indevido da IA durante as campanhas eleitorais acende alerta entre especialistas Reprodução/Record News

“Você usa LinkedIn, Facebook, Instagram, TikTok, que são aplicativos de big techs, você dá consentimento. Então, para você instalar, você autoriza tudo. A pessoa nem sabe direito o que está autorizando. Os dados são todos capturados, as imagens vão para as nuvens e aí têm as consequências. Essas imagens falsas que estão acontecendo, a clonagem humana, e que é um perigo muito grande para a nossa sociedade”, afirma.

A especialista salienta que, para evitar golpes e outros perigos, tanto a regulamentação da tecnologia quanto o letramento digital de públicos mais vulneráveis — como jovens e idosos — são necessários.


“Você tem aqui brasileiros que precisam usar a tecnologia para estudar, para os idosos se divertirem um pouco, e eles não sabem o risco que estão correndo. Então, eles autorizam tudo, liberam todos os consentimentos e é muito perigoso”, alerta Alessandra.

A maneira como a IA será utilizada durante o período eleitoral é outro ponto de atenção. Na análise da profissional, um dos principais riscos são os clones virtuais dos candidatos: “Você vai ter ali um político falando o que a pessoa quer ouvir, alguém da família falando o que ela vai ouvir. Você não consegue saber a diferença entre uma pessoa e o clone”, completa.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.