Pesquisa aponta que 51% dos influenciadores digitais já pensaram em desistir; entenda
Especialista diz que toda a pressão da profissão afeta diretamente na saúde mental dos profissionais da mídia
Tecnologia e Ciência|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Uma pesquisa mostrou que 51% dos influenciadores digitais já pensaram em desistir da carreira no último ano. O estudo global da ManyChat apontou que os principais motivos são exaustão, baixa remuneração, pressão por presença online e falta de reconhecimento profissional.
Em entrevista ao Conexão Record News desta quinta-feira (15), o especialista em crimes digitais Flávio D’urso fala que houve uma mudança muito grande para os influenciadores digitais. Segundo ele, o que antes era apenas um hobby, hoje já é legalmente considerado uma profissão.
“A lei 15.325, desse ano de 2026, de janeiro, ela regulamenta, ela prevê a profissão do profissional de multimídia e a depender da atividade que esse influenciador exerce, se enquadraria nessa profissão”, explica o especialista.

Ele completa dizendo que as responsabilidades atribuídas à profissão são o motivo de tanta pressão, e isso interfere diretamente na saúde, principalmente na saúde mental desses profissionais.
Com relação à baixa remuneração, Flávio compara com a profissão de um jogador de futebol: “Acho que é um pouco dessa visão um pouco romantizada que acabamos tendo de que todos ganham ou todos têm esse sucesso, quando na verdade é uma pequena fração que consegue furar esta bolha”, analisa.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!











