Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência
Publicidade

Planetas Vênus e Júpiter podem ser vistos no fim de semana

Segundo o Observatório Nacional, para ver o encontro basta olhar para o céu antes do amanhecer, na direção do nascer do Sol

Tecnologia e Ciência|Agência Brasil

Para ver o encontro basta olhar para o céu antes do amanhecer
Para ver o encontro basta olhar para o céu antes do amanhecer Para ver o encontro basta olhar para o céu antes do amanhecer

Os planetas Vênus e Júpiter, considerados os mais brilhantes, vão se encontrar no céu neste fim de semana. Segundo o Observatório Nacional, para ver o encontro basta olhar para o céu antes do amanhecer, na direção do nascer do Sol.

A conjunção ocorrerá tanto na madrugada de sábado (30) quanto na madrugada de domingo (1º de maio). Segundo a tecnologista sênior do Observatório Nacional, Josina Nascimento, a conjunção propriamente dita será às 16h (hora de Brasília) do dia 30.

“O que vai diferir é somente a altura dos astros de acordo com a localidade. No Rio de Janeiro, às 4h30 da manhã, eles já estarão a uma altura de 18 graus e ficarão cada vez mais altos em relação ao horizonte, até que a claridade do dia fará com que não possamos mais vê-los. É impossível não reconhecê-los. São os astros mais brilhantes do céu”, disse Josina.

Leia também

De acordo com o observatório, em 11 de fevereiro de 2021 houve uma conjunção de Vênus com Júpiter, mas os planetas estavam muito perto do Sol e não foi possível vê-los. Em 2 de março de 2023, haverá outra conjunção entre os dois planetas, logo após o pôr do Sol, mas a distância entre eles será bem maior.

Quem puder utilizar um telescópio conseguirá ver, neste fim de semana, o alinhamento de três planetas: Netuno, Vênus e Júpiter. O Observatório Nacional vai fazer duas transmissões ao vivo do evento por meio de seu canal no YouTube.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.