Rebeca Andrade dos insetos! Estas pulgas dão mortais com até 368 rotações por segundo
A ‘Dicyrtomina minuta’, conhecida no Brasil como pulga de jardim, foi estudada por pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte (EUA)
Tecnologia e Ciência|Do R7
Conhecida como pulga de jardim no Brasil, o colêmbolo globular (Dicyrtomina minuta) consegue executar mortais com até 368 rotações por segundo. A proeza foi constata por meio de pesquisa da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos EUA.
“É o mais próximo que você pode chegar de um salto do Sonic na vida real”, comparou o Dr. Adrian Smith, acadêmico que liderou o estudo, conforme reportado pleo tabloide Daily Mail. “Quando saltam, eles não apenas saltam para cima e para baixo, eles giram no ar.”
Foram especificamente os giros que levaram Smith a filmar esses insetos de apenas 6 mm de comprimento, retirado do jardim da casa dele. “Se você tentar filmar o salto com uma câmera comum, o colêmbolo aparecerá em um quadro e depois desaparecerá”, explicou.
A solução foi utilizar câmeras que capturam 40.000 quadros por segundo. “Um colêmbolo globular leva apenas um milésimo de segundo para dar um mortal para trás e pode atingir uma taxa máxima de 368 rotações por segundo”, destacou o pesquisador.
Segundo ele, “nenhum outro animal na Terra dá um salto mortal mais rápido” do que esse. “Este é um ótimo exemplo de como podemos encontrar organismos incríveis e na maioria desconhecidos vivendo ao nosso redor”, concluiu.