Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Reino Unido impõe novo regime de concorrência a Google e Facebook

Novas regras começarão a valer a partir de 2021 e terão como objetivo evitar que as duas empresas prejudiquem empresas menores

Tecnologia e Ciência|

As empresas terão que ser mais transparentes sobre como usam os dados do consumidor
As empresas terão que ser mais transparentes sobre como usam os dados do consumidor As empresas terão que ser mais transparentes sobre como usam os dados do consumidor

O Reino Unido irá impor um novo regime de concorrência no próximo ano para evitar que o Google e o Facebook usem seu domínio para prejudicar empresas menores, afetando os consumidores.

O código será aplicado por uma unidade dedicada dentro da Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA), que este ano disse que precisava de novas leis para manter as gigantes da tecnologia sob controle.

Moeda digital do Facebook será lançada em janeiro, diz FT

Google e Facebook dominam a publicidade digital, respondendo por cerca de 80% dos 14 bilhões de libras (aproximadamente100 bilhões de reais) gastos em 2019, disse o regulador de concorrência do Reino Unido, CMA.

Continua após a publicidade

Leia também

As duas empresas norte-americanas disseram estar comprometidas em trabalhar com o governo e regulador britânico em publicidade digital, inclusive dando aos usuários maior controle sobre seus dados e anúncios veiculados.

A recém-criada Unidade de Mercados Digitais da CMA, que começará a funcionar em abril, poderá receber poderes para suspender, bloquear e reverter decisões tomadas por empresas de tecnologia e impor multas em caso de não cumprimento.

Continua após a publicidade

Reino Unido prevê maior queda do PIB nacional em mais de 300 anos

As empresas terão que ser mais transparentes sobre como usam os dados do consumidor e as restrições que dificultam o uso de plataformas rivais serão banidas, disse o governo, acrescentando que as regras também apoiarão a indústria de notícias, reequilibrando a relação entre editoras e plataformas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.