Robô explorador Perseverance faz registro incrível da superfície de Marte
Rover tem a missão de procurar vida antiga, estudar a geologia e o clima do planeta, e preparar caminho para viagem tripulada
Tecnologia e Ciência|Do R7

No dia 18 de fevereiro de 2021, o robô explorador da Nasa Perseverance pousou com sucesso na em Marte, com a missão de procurar vida antiga, estudar a geologia e o clima do planeta vermelho, e principalmente, preparar caminho para uma eventual viagem tripulada.
No entanto, desde à chegada, diversos registros feitos pelo rover têm chamado a atenção, como um divulgado recentemente pelo perfil do Twitter Astronomiaum, que compartilha informações da área com o público online.
O vídeo de poucos segundos mostra uma série de rochas, nos mais variados formatos, espalhadas pela superfície marciana. Assista abaixo:
O Perseverance tem o tamanho de um carro comum, e alcança a velocidade máxima de 0,12 km/h. Os mais curiosos podem rastrear a rota percorrida pelo rover usando um mapa interativo online no site da Nasa, que usa pontos para indicar onde o dispositivo parou.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
"Os engenheiros criaram essa experiência com software usado pela equipe da missão que decide onde o Perseverance explorará e como chegar lá", explicou a agência.
A Rússia lançou nesta sexta-feira (11) sua primeira missão à Lua em quase 50 anos com o objetivo de dar um novo impulso ao seu programa espacial, que acumulou dificuldades nos últimos tempos e está isolado pelo conflito na Ucrânia. O lançamento do módu...
A Rússia lançou nesta sexta-feira (11) sua primeira missão à Lua em quase 50 anos com o objetivo de dar um novo impulso ao seu programa espacial, que acumulou dificuldades nos últimos tempos e está isolado pelo conflito na Ucrânia. O lançamento do módulo Luna-25 é o primeiro à Lua desde 1976, época em que a então União Soviética estava na vanguarda da conquista espacial. Mas, desde o fim da URSS, Moscou enfrentou uma série de dificuldades, como falta de financiamento e escândalos de corrupção



!["Está previsto que a nave entre em órbita lunar [...] em 16 de agosto, com aterrissagem na superfície do satélite natural da Terra previsto para 21 de agosto, ao norte da cratera Boguslawsky", o polo sul lunar, acrescentou a Roscosmos em um comunicado. "Pela primeira vez na história, haverá um pouso no polo sul lunar. Até agora, todos pousaram na zona equatorial da Lua", disse Alexander Blokhin, da Roscosmos, em entrevista recente ao jornal oficial Rossíiskaya Gazeta](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/QJWMRU5QYBP7JGPQ3TK7YYGUGE.jpg?auth=3853fc431cb878ce64b7370ebe634ff8ae975b6ffc7851121e3ab42d45c003bb&width=999&height=666)


















