Tecnologia e Ciência Robô humanoide salta obstáculos melhor do que muitas pessoas

Robô humanoide salta obstáculos melhor do que muitas pessoas

Vídeo mostra robô capaz de correr, saltar sobre um tronco de árvore e subir em caixas de madeira com o impulso de apenas uma das pernas

Robô humanoide

Robô mostra a capacidade de salta sobre obstáculos

Robô mostra a capacidade de salta sobre obstáculos

Reprodução/YouTube-Boston Dynamics

O robô Atlas, desenvolvido pela Boston Dynamic, segue impressionando com suas habilidades. No último vídeo publicado pela empresa, o equipamento demonstra a capacidade de saltar sobre um tronco de árvore e sobre grandes obstáculos com facilidade. 

Como um praticante de parkour, modalidade esportiva que busca ultrapassar barreiras apenas com saltos, o robô consegue pular em patamares de três alturas diferentes com o impulso de apenas uma das pernas.

Leia também: A assustadora criança-robô que sangra, grita e simula dor

Além de pular com bastante precisão, o robô consegue executar alguns movimentos bem complexos para a maioria das pessoas. Em um outro vídeo, publicado no ano passado, a máquina executa um salto mortal com perfeição.

O projeto da Boston Dynamics também consegue se adaptar a diferentes terrenos. Um gramado irregular não impede que o Atlas corra e salte com a mesma eficiência dos testes realizados em laboratório.

Leia também: Robôs circulam pela Universidade da Califórnia fazendo entregas

Outros projetos

O Spot é um robô quadrúpede da mesma empresa que pode abrir portas e até se comunicar com outros do mesmo modelo. Os sensores instalados fazem a leitura do espaço ao redor para desviar de objetos e até subir escadas. 

Veja também: Robô anda, pisca, fala e assusta por tamanha semelhança com humanos