Russos planejam versão melancólica do Instagram após proibição do aplicativo no país
'Poste fotos tristes de si mesmo, fique triste com seus amigos', diz o site do Grustnogram, que pode ser traduzido como 'Tristegram'
Tecnologia e Ciência|Do R7

Uma alternativa melancólica e em preto e branco ao Instagram que pede aos usuários que postem fotos tristes de si mesmos poderá ser lançada na Rússia nesta semana, disseram seus criadores.
A ideia é que a nova rede social sirva para expressar tristeza pela perda de serviços populares, como a plataforma de compartilhamento de fotos dos Estados Unidos.
A Rússia restringiu o acesso ao Instagram a partir de 14 de março e, posteriormente, considerou seu proprietário, Meta Platforms, culpado de “atividades extremistas”, conforme Moscou luta para controlar o fluxo de informações no país depois que enviou dezenas de milhares de tropas para a Ucrânia em 24 de fevereiro.
O Instagram disse que a decisão de bloqueá-lo afetaria 80 milhões de usuários na Rússia. Embora as pessoas às vezes ainda possam acessar a plataforma de compartilhamento de fotos usando uma rede privada virtual (VPN), alternativas domésticas começaram a aparecer, sendo a mais recente o Grustnogram, ou "Tristegram", em tradução literal.
"Poste fotos tristes de si mesmo, mostre isso a seus amigos tristes, fiquem tristes juntos", dizia uma mensagem no site da plataforma.
Em vez do botão "curtir" em forma de coração do Instagram, o Grustnogram oferece um coração partido e a opção de "estar triste".
"Estamos muito tristes que muitos serviços populares e de alta qualidade estão parando seu trabalho na Rússia por várias razões", disse Alexander Tokarev, um dos fundadores do serviço, ao Afisha Daily. “Criamos o Grustnogram para lamentarmos isso juntos e apoiarmos uns aos outros.”
Tokarev disse que quatro pessoas, incluindo dois programadores autônomos, estão por trás do projeto, e sua expectativa é que o aplicativo apareça no Google Play até o fim desta semana e, mais tarde, na App Store.
Leia também
Rossgram, uma imitação do Instagram em nome, design e esquema de cores, estava programado para ser lançado nesta semana, mas seus fundadores só conseguiram publicar um vídeo de um protótipo horas após o horário previsto.
LEIA ABAIXO: Influenciadoras se despedem dos fãs antes de o Instagram ser bloqueado na Rússia
Diversas influenciadoras russas se despediram dos seguidores pouco antes de o Instagram ser bloqueado no país, nesta segunda-feira (14) — medida que afetou cerca de 80 milhões de russos. Entre lágrimas, algumas delas anunciaram a migração para redes so...
Diversas influenciadoras russas se despediram dos seguidores pouco antes de o Instagram ser bloqueado no país, nesta segunda-feira (14) — medida que afetou cerca de 80 milhões de russos. Entre lágrimas, algumas delas anunciaram a migração para redes sociais permitidas no país, como a VK e o app de mensagens Telegram




![A reação foi criticada por alguns que fizeram comentário no post, afirmando que a perda é pequena diante dos horrores da guerra. "Na Ucrânia, as pessoas estão morrendo, [...] não há onde dormir, eles perderam tudo e você está chorando por causa do Instagram", disse um comentário, printado pelo site Insider, antes de sumir junto com o vídeo](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/YQSUL3TFYJL6BG3YMB5E3WGU4M.jpg?auth=1ba3ec4db18eb8f1ca3a16329f5612aca52ed693ede345a075eb93c320e8ed63&width=643&height=966)





