Tecnologia e Ciência Sam Altman é demitido da direção da OpenAI, criadora do ChatGPT

Sam Altman é demitido da direção da OpenAI, criadora do ChatGPT

O conselho deliberativo da empresa afirmou que 'não confia mais na capacidade de liderança' do ex-CEO

Sam Altman, o conhecido executivo-chefe da OpenAI — criadora do ChatGPT —, foi demitido da empresa pelo próprio conselho administrativo. A medida foi anunciada no blog da companhia nesta sexta-feira (17) e tem efeito imediato.

Para substituir Altman, o principal fundador da OpenAI, a empresa escolheu Mira Murati, que atuava como diretora de tecnologia. Ao mesmo tempo, um processo formal para escolher um CEO definitivo foi iniciado.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Assine a newsletter R7 em Ponto

Na mensagem, o conselho administrativo da empresa acusou Altman de "não ser consistentemente sincero nas suas comunicações", o que fez o conselho afirmar que "não confia mais em sua capacidade de continuar liderando a OpenAI".

Sam Altman fundou a OpenAI em 2015, com outros cientistas

Sam Altman fundou a OpenAI em 2015, com outros cientistas

REUTERS/Carlos Barria/Arquivo

A OpenAI é uma empresa formada por uma divisão sem fins lucrativos e uma subsidiária com fins lucrativos, fundada como uma startup em 2015, por cientistas e investidores como Elon Musk, o próprio Sam Altman e Ilya Sutskever.

Outro cofundador, Greg Brockman, deixará o cargo de presidente do conselho administrativo da empresa e se tornará diretor de tecnologia.

Nesta quinta-feira (16), Altman participou de uma conferência de tecnologia à margem do Fórum de Cooperação Econômica Asia-Pacífico (Apec), que acontece nesta semana em São Francisco.

Financiada com bilhões de dólares da Microsoft, a OpenAI deu início à mania da inteligência artificial ​​generativa em novembro passado, ao lançar seu chatbot ChatGPT, que se tornou um dos aplicativos de crescimento mais rápido do mundo.

Treinada com base em conjuntos de dados, a IA generativa pode criar conteúdo totalmente novo, semelhante ao humano, ajudando os usuários a elaborar trabalhos e até mesmo escrever romances inteiros.

Inteligência artificial e equipamentos de ponta podem acelerar a construção de edifícios

Últimas