Uma sandália de couro datada de mais de 2.000 anos atrás foi encontrada no fundo de um poço, durante escavações arqueológicas no ex-assentamento romano Lucus Asturum, ao norte da Espanha — região hoje conhecida como Lugo de Llanera.
Veja também
-
Tecnologia e Ciência
Elon Musk vai desmonetizar postagens corrigidas, para incentivar precisão dos fatos
-
Tecnologia e Ciência
Pó de asteroide que caiu na Terra causou inverno de 15 anos que extinguiu dinossauros
-
Tecnologia e Ciência
Novo sistema que confunde as inteligências artificiais está em desenvolvimento e anima artistas
O item chamou a atenção dos pesquisadores devido ao excelente estado de conservação em que se apresenta. "É realmente raro encontrar material orgânico preservado em tão boas condições", explicou a arqueóloga-chefe, Esperanza Martín Hernández, em entrevista ao site Live Science.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Ela acrescenta que a conservação da sandália é atribuída à falta de oxigênio do local, onde ela repousou durante mais de dois milênios.
Sandália de 2.000 anos atrás
Divulgação/Esperanza Martín HernándezNa época, o poço em questão era usado para o consumo de água dos habitantes de uma casa particular, apontou Esperanza.
Junto à sandália, também foram desenterrados cerâmicas e joias, o que indicaria que a residência tinha proprietários pertencentes à aristocracia local.
Cientistas desenterram múmia de 1.000 anos em bairro residencial