Santo André (SP) inaugura centro de inovação para impulsionar tecnologia e inovação no ABC
Iniciativa conecta a empresas, universidades e órgãos públicos para a região paulista em referência nacional na área
Tecnologia e Ciência|Luiza Marinho*, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A cidade de Santo André inaugura, nesta terça-feira (25), o CITE (Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo), dentro do Parque Tecnológico da cidade paulista.
O espaço chega com um conceito que, segundo a administração municipal, representa uma “nova geração de parques tecnológicos no Brasil”.
De acordo com Evandro Banzato, secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Santo André, o projeto começou a ganhar forma ainda antes da construção física do centro.
“A nova geração de parques tecnológicos no Brasil surge com um conceito diferente. Antes mesmo da entrega física, a ideia começou a ser desenvolvida em 2019. Desde então, iniciamos ações e agendas de eventos para promover essas inovações”, afirma.
Referências internacionais e modelo inédito
O desenho do CITE foi baseado em estudos realizados em alguns dos ecossistemas de inovação mais avançados do mundo.
“Estudamos e buscamos referências internacionais na China, Espanha, Estônia, Letônia e Estados Unidos para identificar os melhores modelos”, explica Banzato.
Foi a partir desse levantamento que a cidade estruturou um parque tecnológico com articulação ativa entre setores público e privado.
Leia mais
Segundo o secretário, 40 empresas já estão conectadas ao projeto, além de 9 universidades e 4 órgãos governamentais. A gestão do espaço será feita pela própria Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Um dos principais objetivos do CITE é promover a integração entre os agentes de inovação do ABC Paulista.
“No planejamento de curto e médio prazo, a prioridade é analisar a região e transformá-la. Olhamos para o ABC e para a área metropolitana e identificamos que faltava proximidade e conexão entre todos os atores, a proposta é justamente criar essa integração para a comunidade”, diz.
Para 2026, a previsão é receber cerca de 380 pessoas em uma ampla agenda de eventos, workshops e ações de capacitação.
Cidade inteligente
O Centro também terá iniciativas relacionadas a cidades inteligentes e transformações urbanas baseadas em tecnologia.
“Há ainda uma parceria com diversas secretarias para explicar à população como funciona uma cidade inteligente, integrando todo o ecossistema de inovação do estado de São Paulo”, afirma o secretário.
Serviço
- Parque Tecnológico de Santo André
- 25 de novembro, às 18h
- Rua Visconde de Taunay, 70 – Bangú, Santo André
- Estacionamento: Centro Logístico Goodman — Av. Antônio Cardoso, 319 – Bangú
- Confirmação de presença: acesse.santoandre.br/InauguracaoCITE
- O convite é pessoal e intransferível.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp











