Cientistas descobrem dinossauro monstruoso com mordida mais fraca que de crocodilo
Paleontólogos afirmam que o Saurosuchus tinha de 5 a 8 m, mas não conseguia comer suas vítimas por inteiro
Tecnologia e Ciência|Matheus Borges*, do R7
Cientistas descobriram um dinossauro mais antigo que o famoso Tiranossauro Rex, que tinha entre 5 a 8 m e 250 kg, mas possuía uma força de mordida muito fraca para seu tamanho.
O Saurosuchus, apesar do tamanho gigante, teria uma pressão na mandíbula comparável aos crocodilos gaviais, que possuem uma boca fina e mais frágil, já que se alimentam basicamente de peixes.
O estudo foi conduzido na Universidade de Birmingham, na Inglaterra, pelo paleobiólogo de vertebrados Dr. Jordan Bestwick.
Ele afirma que o predador pré-histórico teria até mesmo que deixar os ossos de suas presas para trás, pois não conseguia triturá-los com seus dentes.
“Descobrimos que o Saurosuchus na verdade tinha uma mordida incrivelmente fraca para o seu tamanho e, portanto, predava os animais de maneiras muito diferentes em comparação com os dinossauros que evoluíram posteriormente", completou Bestwick.
Para efeito de comparação o T-Rex, seu parente mais novo, tinha uma mordida de 57.000 Newtons, o suficiente para esmagar um carro, equanto o Saurosuchus precisava se contentar com seus humildes 1.800 N. Um crocodilo-de-água-salgada, por exemplo, morde com força de 16.000 N.
Além da mordida, o crânio do réptil era diferente de seus sucessores, tendo um formato mais retangular e mais estreito.
Cientistas descobrem novo dinossauro predador gigante com braços curtos, como o T-Rex