Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tente não ficar assustado com esse robô que dá um salto mortal

Atlas, da Boston Dynamics, será usado em operações de salvamento

Tecnologia e Ciência|Filipe Siqueira, do R7

O robô é capaz de realizar um treinamento de cross-fit
O robô é capaz de realizar um treinamento de cross-fit O robô é capaz de realizar um treinamento de cross-fit

Primeiro a Boston Dynamics mostrou um robô simpático que mais parecia um cachorro e deixou todos felizes com os rumos da robótico, mas agora as coisas mudaram de figura. Ao invés do feliz SpotMini, temos um robô humanoide capaz de dar saltos mortais. Talvez seja a hora de temermos os robôs.

O desenvolvimento do Atlas está acelerado. Quando foi apresentado ao público em 2013, ficou famoso mais pelas trapalhadas e quedas do que qualquer outra coisa. Um gerente da Darpa até disse na época que ele mais parecia uma criança de um ano de idade. Um ano depois ele já conseguia se equilibrar em uma perna após ser atingido.

Até chegarmos ao atual estágio, onde o Atlas parece pronto para ser competidor olímpico. No vídeo abaixo, ele pula em obstáculos, gira sobre seu próprio eixo e guarda o melhor para o final: um salto mortal, e até uma comemoração logo depois.

O Atlas não é apenas acrobata que gosta de uma versão básica de crossfit. Ele é financiado pela Darpa, a agência de pesquisas avançadas dos militares americanos, e provavelmente deve ser usado em situações de emergência, como resgates e salvamentos, além de operações de manutenção de equipamentos pesados.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.