Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência

Trio leva Nobel de Física por estudos sobre a evolução do Universo

O prêmio de Física segue o de Medicina, que abriu na segunda (7) a série de anúncios da atual edição do Nobel. Honrarias serão entregues em dezembro

Tecnologia e Ciência|Da EFE

Nobel de Física premiou estudos sobre evolução do universo
Nobel de Física premiou estudos sobre evolução do universo

O canadense naturalizado americano James Peebles e os suíços Michel Mayor e Didier Queloz foram anunciados nesta terça-feira (8) como vencedores do Nobel de Física devido à contribuição para o entendimento da evolução do Universo e o lugar da Terra no Cosmos, informou a Real Academia das Ciências da Suécia.

Peebles foi premiado pelas descobertas teóricas em cosmologia física, enquanto Mayor e Queloz por identificarem um exoplaneta orbitando uma estrela solar.

Especialista em cosmologia, Peebles, de 84 anos, nasceu em Winnipeg, no Canadá, e é pesquisador da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.

Leia também

Mayor, de 77 anos, compartilhou boa parte do trabalho como pesquisador com o colega e compatriota Queloz, de 53. Ambos trabalham na Universidade de Genebra, na Suíça.


O marco teórico desenvolvido ao longo de duas décadas por Peebles é a base da nossa compreensão moderna da história do Universo, desde o Big Bang até os dias atuais, segundo o comitê Nobel.

Mayor e Queloz, que estudaram a Via Láctea em busca de mundos desconhecidos, foram os primeiros a descobrir, em 1995, um planeta fora do nosso Sistema Solar, um exoplaneta que orbitava a estrela 51 Pegasi.


Além do prestígio, os vencedores ganham um prêmio em dinheiro, que neste ano chega a 9 milhões de coroas suecas (R$ 3,7 milhões). Caso mais de uma pessoa vença em uma mesma categoria, o valor é dividido. Neste caso, uma metade do prêmio irá para Peebles, enquanto Mayor e Queloz repartirão a outra.

O prêmio de Física segue o de Medicina, que abriu na segunda-feira (7) a série de anúncios da atual edição do Nobel. Nos próximos dias serão dovulgados os vencedores de Química, Literatura, Paz e Economia.


O Nobel de Medicina foi para os americanos William G. Kaelin e Gregg L. Semenza e o britânico Peter J. Ratcliffe, por revelarem a relação das células com o oxigênio disponível, o que possibilitou novas estratégias para o combate à anemia e ao câncer.

Os prêmios serão entregues no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de seu fundador, Alfred Nobel, em uma cerimônia na Sala de Concertos de Estocolmo. O Nobel da Paz será entregue na Câmara Municipal de Oslo, o único que fora da Suécia, por desejo de Nobel, já que a Noruega fazia parte do Reino da Suécia na sua época.

Nesta edição serão anunciados excepcionalmente dois prêmios de Literatura, por 2018 e 2019, já que no ano passado a honraria não foi concedida devido ao escândalo de denúncias de abuso sexual que comprometeu a Academia Sueca.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.