Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vestígios de cidade antiga submersa são descobertos no Egito

Arqueólogos descobriram complexo funerário e navio militar que afundaram após um terremoto no século 2 a.C.

Tecnologia e Ciência|

Escavação submarina descobriu vestígios na antiga cidade submersa de Heracleion
Escavação submarina descobriu vestígios na antiga cidade submersa de Heracleion Escavação submarina descobriu vestígios na antiga cidade submersa de Heracleion

Arqueólogos descobriram vestígios de um navio militar e um complexo funerário em Heracleion, antiga cidade egípcia submersa no Mediterrâneo, anunciou o Ministério de Antiguidades do Egito nesta segunda-feira (19).

Leia também: Egito descobre cidade perdida de mais de 3 mil anos de idade

A descoberta foi feita durante escavações submarinas em Heracleion (Thonis no antigo Egito), que foi um dos principais portos do país na foz do Nilo até Alexandre, o Grande fundar a cidade de Alexandria, em 331 a.C..

A cidade, descoberta em 2001, submergiu após uma série de tremores e grandes marés. "Uma missão franco-egípcia encontrou rastros de um navio militar da era ptolomaica e vestígios de um complexo funerário grego do século IV a.C.", informou o Ministério de Antiguidades egípcio em comunicado.

Publicidade

A embarcação, de fundo chato, equipada com remos longos, mastro e velas, tinha 25 metros de comprimento e era usada para navegação no Delta do Nilo, segundo as primeiras deduções dos arqueólogos. Segundo eles, o navio deveria atracar junto ao antigo templo de Amon e afundou após o colapso do prédio devido a um terremoto, no século II a.C..

“As descobertas de embarcações daquela época são excepcionais”, considerou Franck Goddio, do Instituto Europeu de Arqueologia Submarina, que dirigiu a missão. Os pesquisadores também descobriram um complexo funerário que mostra a presença de comerciantes gregos na região nessa época.

De acordo com o ministério, os gregos dominavam a região, onde construíram templos funerários, cujos vestígios foram descobertos debaixo d'água em excelente estado, assinalou Goddio. Essas últimas descobertas "mostram a riqueza dos templos naquela cidade, que agora repousa no Mediterrâneo", ressaltou o ministério.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.