Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vídeo deslumbrante da Nasa mostra o céu visto da Terra nos últimos 12 anos

As fotos foram captadas pelo telescópio Neowise enquanto realiza voltas ao redor do Sol

Tecnologia e Ciência|Do R7

É mais bonito ver em movimento!
É mais bonito ver em movimento! É mais bonito ver em movimento!

O telescópio Neowise, da Nasa, conseguiu registrar diversas fotos de todo o céu como visto da Terra, ao longo dos últimos 12 anos. A cada seis meses, o dispositivo tirou inúmeras fotos, permitindo que os cientistas criassem um vídeo em time-lapse do céu.

O Neowise (Explorador de Pesquisa Infravermelho de Campo Amplo de Objetos Próximos à Terra, em tradução livre) está ativo desde 2009, quando foi lançado com a missão de "caçar" asteroides e cometas, inclusive aqueles que cercam o planeta Terra e podem ser um perigo para nós.

De seis em seis meses, o telescópio completa meia volta ao redor do Sol, enquanto tira fotos em diversas direções, registrando várias partes do Universo.

Cada "mapa" do céu exibe diversos objetos pelo espaço, mas os mapas juntos permitem que os cientistas possam fazer uma comparação e analisar possíveis mudanças de posição e de brilho, o que é chamado de "astronomia no domínio do tempo" — estudo de como os objetos mudam ao longo do tempo.

Publicidade

Os cientistas juntaram 18 mapas obtidos pelo Neowise para criar o vídeo que mostra as mudanças ao longo dos últimos 12 anos (ou seja, desde 2010). 

“Se você sair e olhar para o céu de noite, pode parecer que nada muda, mas esse não é o caso. As estrelas estão brilhando e explodindo. Os asteroides estão passando. Buracos negros estão destruindo estrelas. O universo é um lugar muito ocupado e ativo”, explica Amy Mainzer, investigadora principal do Neowise, da Universidade do Arizona em Tucson. para o site da Nasa.

Publicidade

No geral, diversos fênomenos que estão acontecendo no espaço não podem ser vistos a olho nu, mas a tecnologia do telescópio permite que sejam captados. Isso acontece porque o Neowise consegue receber a luz infravermelha que é irradiada por uma infinidade de objetos cósmicos.

CONFIRA TAMBÉM: Galáxia tripla e nuvem de gás: veja as melhores fotos do espaço desta semana

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.