Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

WhatsApp deve lançar recurso para combater imagens falsas

Possibilidade de verificar a origem de um conteúdo pode ajudar a diminuir a circulação de fake news pelas trocas de mensagens no aplicativo

Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7

WhatsApp deve lançar novo recurso para combater notícias falsas
WhatsApp deve lançar novo recurso para combater notícias falsas WhatsApp deve lançar novo recurso para combater notícias falsas

O WhatsApp pode ter um novo recurso que permitirá ao usuário checar a origem de uma imagem recebida por mensagem. As informações foram publicadas pelo site WABetaInfo.

Leia mais: O novo recurso do WhatsApp para evitar que você seja adicionado a grupos sem sua permissão

A funcionalidade foi disponibilizada no ambiente de testes do aplicativo, conhecida como versão beta, e poderá ajudar a combater a disseminação de notícias falsas. 

Usuários poderão conferir origem de imagens pelo próprio WhatsApp
Usuários poderão conferir origem de imagens pelo próprio WhatsApp Usuários poderão conferir origem de imagens pelo próprio WhatsApp

A nova ferramenta utilizará recursos do Google para encontrar outras imagens parecidas na internet. Dessa forma, o autor e até o site que publicou o material suspeito poderá ser identificado.

Publicidade

Apesar dos testes realizados pelo WhatsApp, não é possível garantir que a função será incluída em futuras atualizações. Não existe um prazo para que ocorra a implementação após uma experiência inicial.

Combate às notícias falsas

O WhatsApp busca maneiras de evitar que as mensagens compartilhadas entre os usuários espalhem notícias falsas.

A última medida contra a divulgação desse tipo de conteúdo foi a restrição do número de compartilhamentos. Desde janeiro deste ano, uma mesma mensagem pode ser enviada para no máximo cinco pessoas de uma só vez.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.