Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência

WWDC 2023: o que esperar e como assistir à conferência da Apple para desenvolvedores

Evento deve apresentar aguardado dispositivo de realidade mista, um novo MacBook Air e novidades no iOS

Tecnologia e Ciência|Filipe Siqueira, do R7

Evento da empresa para desenvolvedores terá transmissão ao vivo segunda-feira, às 14h
Evento da empresa para desenvolvedores terá transmissão ao vivo segunda-feira, às 14h

De 5 a 9 de junho, a Apple realizará a WWDC (Conferência Mundial de Desenvolvedores), e como o nome deixa claro, é um evento que interessa especificamente empresas e programadores que trabalham com produtos da fabricante do iPhone. Mas não em 2023!

Este ano, o evento ocorrerá no Apple Park, na Califórnia, com transmissão ao vivo a partir das 14h de segunda-feira, horário de Brasília — é possível assistir no player abaixo. Segundo a Apple, a WWDC desse ano apresentará "uma nova era" nos produtos da empresa.

O mais esperado deles é o headset de realidade mista, uma área onde deve concorrer com a Meta, que espera dominar o setor com o Metaverso e anunciou um produto recente — o Meta Quest Pro, de R$ 7,8 mil.

A tecnologia mistura o mundo real e o digital, e lançamentos anteriores ainda não decolaram. A esperança do mercado é que o produto da Apple impulsione o setor, ainda um nicho de mercado.


O aparelho foi alvo de diversos vazamentos: supostamente se chamará Apple Reality Pro, contará com dois displays 4K de 1,14 polegada e tecnologia Micro OLED.

Novos Macs e sistema operacional

"Vários" Macs também devem receber atualizações e receber novidades. O possível deles é um possível MacBook Air de 15 polegadas, que superará a versão atual com 13 polegadas e processadores M2, lançada ano passado.


Além de um dos principais computadores da empresa, o sistema operacional iOS também ganhará uma nova versão, a 17.

A expectativa é que o sistema operacional — geralmente o principal tema da conferência — receba mais widgets interativos e novas funções do aplicativo Saúde. Nessa linha, espera-se que o iPhone ganhe um app de diário focado em saúde mental.


Uma novidade importante é que a empresa foi obrigada pela Lei de Mercados Digitais, da União Europeia, a abrir seu ecossistema. Por causa disso, aparelhos da empresa precisarão permitir o download de aplicativos de loja de terceiros — uma medida que a empresa anunciou ser contra, em favor da App Store.

A medida entra em vigor em março do ano que vem, então é importante para a Apple modificar parte do sistema operacional para modificar permissões de segurança e evitar problemas com a instalação de programas de terceiros.

Além disso, a Apple deve usar o evento para divulgar uma possível estratégia de inteligência artificial — a fabricante do iPhone é a única das big techs que ainda não fizeram lançamentos na área.

LEIA ABAIXO: Máscaras faciais e análise de xixi: veja os produtos mais estranhos exibidos na feira de tecnologia CES

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.