Cruzamento da Ipiranga com a São João vai ganhar faixa de pedestres diagonal
Travessia em formado de "X" começará a funcionar a partir da próxima segunda-feira
Trânsito|Do R7

A esquina mais famosa de São Paulo vai ter uma novidade a partir da próxima segunda-feira (26). A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai implantar faixas de pedestres diagonais no cruzamento das avenidas Ipiranga e São João, na República, centro da capital. Essa será a segunda faixa transversal na cidade.
Nesta semana, funcionários da prefeitura já começaram a pintar a nova faixa. Porém, ela só começará a funcionar na segunda. O modelo, em formato de "X", é para evitar que pedestres cruzem primeiro uma avenida e depois a outra, o que levaria, em média, 2 minutos e 39 segundos.
Apesar disso, a CET informou que o farol de pedestres ficará aberto no verde por 5 segundos e no vermelho piscante por mais 32. Bem menos tempo do que os 88 segundos que a companhia calculou que as pessoas vão levar para atravessar.
Naquele cruzamento chegam a passar 4.700 pessoas por hora no período da tarde, segundo levantamento da CET. Essa movimentação intensa foi levada em conta pelos engenheiros para escolher a esquina da Ipiranga com a São João para receber a faixa diagonal.
O modelo, copiado de Tóquio, no Japão, foi implantado em dezembro pela primeira vez na capital paulista. O cruzamento escolhido foi o das ruas Riachuelo e Cristóvão Colombo, na Sé. A CET diz que após a ativação da faixa vai acompanhar o movimento no local.



