Após reunião com partidos aliados, Dilma se encontra com líderes da base aliada do Senado
Presidente discute reforma política com parlamentares e presidentes dos partidos
Brasil|Do R7, em Brasília, com Claudia Gonçalves, da TV Record Brasília
Depois de se reunir com os presidentes dos partidos da base aliada, a presidente Dilma Rousseff se encontrou nesta quinta-feira (27) com os líderes dos partidos da base aliada no Senado.
A reunião, que começou às 15h e terminou às 17h30, contou com as presenças do vice-presidente da República, Michel Temer, e dos ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil), José Eduardo Cardozo (Justiça), Aloizio Mercadante (Educação) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais).
Além deles, estavam presentes ao encontro Antonio Carlos Rodrigues, vice-líder do PR; Acir Gurgacz, líder do PDT; deputado Arlindo Chinaglia, líder do PT; Benedito de Lyra, do PP; Eduardo Amorim, líder do PSC; Eduardo Braga, líder do governo no Senado; Eduardo Lopes, líder do PRB; Eunício Oliveira, do PMDB; Gim Argello, líder do PTB; Inácio Arruda, do PCdoB; José Pimentel, líder do governo no Congresso; Sérgio Petecão, do PSD; Rodrigo Rollemberg, líder do PSB; Walter Pinheiro, vice-líder do PT; Renan Calheiros, presidente do Senado.
Leia mais notícias de Brasil e Política
Antes do encontro, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse que, com o convite, a presidente se mostra disposta e aberta a ouvir as sugestões dos parlamentares.
— Haverá a sugestão da presidente de forma respeitosa. A partir daí, esta Casa tem autonomia para decidir o que vai fazer, se acatará a sugestão do plebiscito, ao qual eu também sou favorável. Na próxima semana, vamos nos debruçar sobre esse assunto para dar agilidade porque essa Casa tem, sim, que votar uma reforma política, o que falta é compatibilizar os interesses dos partidos.
Antes, no encontro com os presidentes dos partidos, a maioria dos políticos presentes sinalizou apoio à realização de um plebiscito para iniciar a reforma política. Ainda hoje, a presidente vai se encontrar com os líderes dos partidos da base aliada na Câmara dos Deputados, em encontro marcado para as 17h.