Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Assumir paternidade em cartório alivia Justiça

Foram 6.503 registros em 2011, ante 11.120 em 2012

Brasil|

Um ano e meio após a edição de um provimento da Corregedoria Nacional de Justiça que autoriza os cartórios de todo o País a realizar o reconhecimento tardio de paternidade, o número de registros nas repartições do Estado de São Paulo aumentou 71% de 2011 para o ano passado. Foram 6.503 registros em 2011, ante 11.120 em 2012. Só neste ano, já foram feitos 6.650 procedimentos, dos quais 4.089 em cartórios.

O fenômeno é diretamente associado à agilidade e à desburocratização do processo, uma vez que as famílias que pretendem fazer o reconhecimento tardio não precisam mais recorrer à Justiça, como acontecia. Antes, mesmo que o reconhecimento fosse voluntário, era preciso um advogado para dar entrada em uma ação judicial e passar por parecer do Ministério Público Estadual, até receber o aval do juiz, que emitia um mandado de averbação para o reconhecimento no cartório.

Mais ágil, agora a certidão do reconhecimento tardio de paternidade pode ser emitida no mesmo dia ou, no máximo, em uma semana — caso o pedido seja feito em outra cidade ou em outro Estado. No Judiciário, um processo consensual chega a demorar meses, enquanto um litigioso dura até três anos. No Estado, o procedimento custa R$ 58,15, mas a certidão pode sair de graça se a família não tiver condições de pagar por ela.

Brasil tem 5,5 milhões de crianças sem pai no registro

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil

"Pais coruja", políticos se desdobram e encontram tempo para curtir os filhos nos momentos de folga

Publicidade

Luis Carlos Vendramini Junior, presidente da Arpen-SP (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado) disse que "a norma veio para facilitar a vida de muitas famílias".

— Muitas vezes o pai não fazia o reconhecimento simplesmente porque achava burocrático e demorado demais.

Publicidade

O montador de estandes Fábio Freitas de Sousa, de 36 anos, por exemplo, fez o reconhecimento do filho de 13 no cartório, há um mês. O menino nasceu quando ele estava preso e a mãe não incluiu o nome de Sousa na certidão. Após um tempo, a mãe da criança também foi presa, o que dificultou o processo.

Sousa está em liberdade há sete anos e, desde então, tentava fazer o reconhecimento, mas não conseguia porque tinha de ser judicialmente, e a burocracia emperrava.

Recentemente, Sousa descobriu a possibilidade de fazer o reconhecimento no cartório. Para isso, precisava da assinatura da mãe do menino, da assistente social e do diretor do presídio.

— Era muito constrangimento para ele não ter o nome do pai na certidão. E esse era um direito dele. Agora, ele tem o meu sobrenome.

Acesso

André Corrêa, professor de Direito Civil da FGV (Fundação Getúlio Vargas), diz que os cartórios são muito mais próximos da população, o que facilita o acesso.

— Sempre que se fala em Justiça, as pessoas pensam em algo demorado, caro, que nem sempre dá certo.

O juiz Ricardo Pereira Júnior, titular da 12ª Vara de Família Central do Tribunal de Justiça de São Paulo, concorda.

— O fórum afasta as pessoas. É um ambiente de conflitos, as pessoas não gostam de estar lá.

Os juristas ressaltam também que a norma tornou o Judiciário mais ágil e eficiente, uma vez que essas demandas foram transferidas para os cartórios. Pereira Júnior diz que o provimento faz parte de um processo de racionalização do Judiciário.

— Antes, a Justiça era acionada para se manifestar em situações que eram exclusivamente de interesse entre as partes, o que tornava os processos demorados. Agora, os juízes têm mais tempo para se dedicar a processos mais complexos.

O juiz auxiliar da Corregedoria Gabriel da Silveira Matos explica, porém, que a norma não tinha como objetivo direto desafogar a Justiça, mas houve impacto.

— Cada reconhecimento de paternidade resolvido extrajudicialmente é um processo a menos, é uma audiência a menos, o que possibilita ao juiz dar atenção a outras questões.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.