Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Bancada do RJ planeja “kit-obstrução” para derrubar sessão que vai votar vetos dos royalties do petróleo

Parlamentares prometem arrastar sessão até de madrugada e impedir votação

Brasil|Carolina Martins, do R7, em Brasília

  • Google News

Durante reunião com o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, nesta terça-feira (5), em Brasília, a bancada do Rio de Janeiro na Câmara dos Deputados planejou uma ação, que chamou de “kit-obstrução”, para impedir o Congresso de votar os vetos da presidente Dilma Rousseff ao projeto que altera a distribuição do royalties do petróleo.

A ideia é estender a sessão, que está marcada para as 19h, até a madrugada, apostando que os parlamentares se cansem, deixem o plenário e, com isso, não se atinja o número mínimo exigido de senadores e deputados presentes para realizar a votação.


O líder do PR na Câmara, Anthony Garotinho (RJ), afirmou que todos os deputados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo — 56 parlamentares — vão se inscrever para defender, durante cinco minutos, cada um dos 140 vetos ao projeto.

“Em direito adquirido não se mexe”, diz vice-governador do Rio sobre royalties do petróleo


Leia mais notícias de Brasil

Congresso deve votar hoje veto aos royalties do petróleo


A tática, segundo Garotinho, é cansar os parlamentares e pedir verificação de quórum às 3h, para tentar impedir a votação.

— Vamos ver até quando vamos conseguir segurar, vamos levar o tempo que for necessário. Quando os parlamentares forem deixando o plenário, nós pedimos verificação de quórum.


São necessários pelos menos 14 senadores e 86 deputados presentes para votar os vetos. Para derrubar o veto, é preciso maioria absoluta no Senado (41 votos) e na Câmara dos Deputados (257 votos), separadamente.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que também participa da reunião, declarou que, se depender da bancada do Rio, a sessão que vai analisar o vetos dos royalties não tem hora para acabar.

— O que puder estender no tempo para nos beneficiar e favorecer a construção de um acordo, nós vamos fazê-lo.

Além dos deputados federais do Rio de Janeiro, deputados estaduais também participam da reunião com o vice-governador Pezão. A Assembleia Legislativa do Rio cancelou a sessão desta terça para que os parlamentares pudessem participar do encontro em Brasília.

A prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho, também está presente na reunião.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.