Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Comissão da Verdade pede apuração da morte de ex-coronel da ditadura

"Pedi que a Policia Federal fosse acionada", diz o presidente da comissão, Pedro Dallari

Brasil|

Pedro Dallari conversou com o ministro da Justiça por telefone
Pedro Dallari conversou com o ministro da Justiça por telefone Pedro Dallari conversou com o ministro da Justiça por telefone

O coordenador da CNV (Comissão Nacional da Verdade), Pedro Dallari, solicitou nesta sexta-feira (25) ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que a Polícia Federal acompanhe as investigações da Polícia Civil do Rio sobre o assassinato do ex-agente do CIE (Centro de Informações do Exército), Paulo Malhães, ocorrido nesta quinta-feira (24) à noite na zona rural de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Dallari e Cardozo conversaram por telefone.

Malhães prestou depoimento à CNV em 25 de março, quando deu sua versão sobre operação do Exército para desaparecer com os restos mortais do deputado federal Rubens Paiva. Informou também que agentes do CIE mutilavam corpos de vítimas da repressão assassinadas na Casa da Morte, em Petrópolis (Região Serrana do Rio), arrancando suas arcadas dentárias e as pontas dos dedos para impedir a identificação, caso os corpos fossem encontrados.

Ex-coronel do Exército que confessou tortura na ditadura é encontrado morto no Rio

Comissão da Verdade do Rio suspeita que morte de Malhães seja queima de arquivo

Publicidade

Para a CNV, a morte de Manhães e a eventual relação desse crime com as revelações feitas por ele à CNV, à Comissão Estadual da Verdade do Rio e à imprensa devem ser investigadas com rigor e rapidez.

— Por se tratar de uma situação que envolve investigação conduzida pela CNV, que é órgão federal, pedi que a Policia Federal fosse acionada para acompanhar as investigações conduzidas pela Polícia Civil do Rio.

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.