Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Comissão especial do impeachment foi adiada por "falta de quórum", diz Cunha

Presidente da Câmara marca definição quase no mesmo horário da reunião do Conselho de Ética

Brasil|Bruno Lima, do R7, em Brasília

Eduardo Cunha decidiu adiar a reunião da comissão especial hoje
Eduardo Cunha decidiu adiar a reunião da comissão especial hoje

O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), explicou nesta segunda-feira (7) que a reunião da comissão especial do impeachment de Dilma Rousseff foi adiada por causa da falta de quórum na Casa.

— Nós não temos quórum na Casa. Não há qualquer intuito protelatório no processo. É um processo complexo. [...] A acusação [do governo] é completamente injusta.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Cunha disse ainda que "colocou o prazo até 18h de hoje porque é o prazo do início da sessão".


— Na medida em que a sessão está sendo adiada para amanhã, se adia também o prazo. Eu não posso cercear o direito de qualquer chapa que queira se inscrever até o início da sessão.

Dilma quer Congresso sem férias para votar impeachment


Questionado sobre o horário da reunião da comissão especial do impeachment, às 14h, que praticamente coincide com a reunião do Conselho de Ética da Câmara, que analisa um processo que pode terminar na cassação do mandato de Eduardo Cunha, às 14h30, o peemedebista se eximiu de culpa.

— Eu não estou criando a sessão no horário do Conselho de Ética. Ele [presidente do Conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA)] que marcou sessão na hora da sessão ordinária.


O líder do governo na Câmara, deputado José Guimaraes (PT-CE), disse que "isso [o adiamento] fere o acordo politico com os lideres, todos, inclusive com a oposição".

— Fere aquilo que está circunscrito na lei 1.079, que dá 48 horas após o anúncio do pedido para instalar a comissão e era hoje. Apenas ficaria pra amanhã a eleição do presidente e do relator.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB- RJ) também criticou a posição de Cunha.

— Ele [Cunha] ganha um prazo em acordo com a oposição para se construir uma chapa avulsa que não seja indicada pelos lideres. Com isso, ele protela a instalação da comissão e, pior, pode proletar também amanhã a reunião do Conselho de Ética.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.