Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Deputados articulam manobra regimental para reverter votação da maioridade penal

Texto excluiria tráfico de drogas e roubo qualificado dos crimes que levariam menor à cadeia 

Brasil|Bruno Lima, do R7, em Brasília, com Agência Câmara

Deputados dizem que sociedade brasileira 'terá uma resposta hoje'
Deputados dizem que sociedade brasileira 'terá uma resposta hoje' Deputados dizem que sociedade brasileira 'terá uma resposta hoje'

Menos de 24 horas após o plenário da Câmara dos Deputados rejeitar a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 171 que previa a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos em casos de crimes graves, deputados favoráveis à medida articulam uma manobra regimental para tentar reverter o resultado e votar novo texto nesta quarta-feira (1º).

Os parlamentares pró-redução pretendem apresentar uma emenda aglutinativa, um dispositivo do regimento interno da Casa, para tentar conquistar os cinco votos que faltaram na votação da madrugada de hoje.

A diferença entre o texto derrotado e o novo a ser votado hoje é que o tráfico de drogas e o roubo qualificado seriam excluídos do rol de crimes que levaria o jovem com menos de 18 anos de idade a responder como um adulto.

Assim, haverá mais chance de consenso, avaliam deputados favoráveis à redução que costuram o acordo.

Publicidade

O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) deve ser o autor da proposta. Ele explica que existem textos que não foram prejudicados pela votação e que poderão ser juntados para serem apreciados em conjunto, como uma alternativa ao relatório do deputado Laerte Bessa (PR-DF).

— Com a reação da sociedade brasileira, muitos que na indecisão de ontem não votaram a favor, tenho certeza que vão cumprir com o seu dever. A sociedade brasileira vai ter uma resposta hoje.

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil e Política

Na votação de ontem, eram necessários 308 votos para aprovar o relatório do deputado Laerte Bessa (PR-DF), mas 303 deputados apoiaram a redução, 184 foram contra e 3 se abstiveram. Estiveram presentes na sessão 491 dos 513 deputados.

Publicidade

O deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) afirmou que o menu para tentar aprovar o tema é extenso. No entanto, Leitão defendeu a formulação de um texto menos rígido.

— Ainda existe uma pauta extensa apesar dos substitutivo primeiro ter sido reprovado. Ainda existe uma continuidade, ainda existe o projeto original que poderá entrar em pauta e que durante a sessão pode inclusive apresentar emendas aglutinativas, destaques e tudo mais para continuar a votação.

Para a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), os deputados favoráveis à redução penal estão tramando um “golpe regimental”. Jandira disse que a tentativa de apresentar uma emenda aglutinativa não tem respaldo do regimento interno da Casa, pois só poderia juntar emendas destacadas.

— Nós não podemos fazer um determinado jogo quando favorece uma posição e outro jogo quando favorece outra posição.

Uma outra proposta formulada pelo PSD, PSC, PHS e PSDB propõe que adolescentes maiores de 16 anos poderão responder pelos crimes de homicídio doloso, quando há intenção de matar, lesão corporal grave e lesão corporal seguida de morte.

O presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ainda não disse se vai colocar os textos em votação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.