Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Desaprovação do governo Dilma chega a 68%, diz Ibope

Por outro lado, 21% consideram gestão da petista “regular” e 9%, “ótima” ou “boa”

Brasil|Sandro Guidalli, do R7, em Brasília

Maioria dos eleitores considera governo Dilma 'ruim' ou 'péssimo'
Maioria dos eleitores considera governo Dilma 'ruim' ou 'péssimo' Maioria dos eleitores considera governo Dilma 'ruim' ou 'péssimo'

A desaprovação ao governo Dilma voltou a aumentar e agora 68% dos brasileiros classificam a gestão da petista "ruim" ou "péssima". Os dados constam da pesquisa Ibope, encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), divulgada nesta quarta-feira (1º).

O levantamento da CNI/Ibope foi feito com 2.002 pessoas, em 141 cidades do País, entre os dias 18 e 21 de junho. O índice de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Por outro lado, há 21% de eleitores que consideram o governo Dilma “regular”, outros 9% classificam a gestão da petista como “ótimo” ou “bom” e 1% não sabe ou não respondeu. 

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

Em abril, data da divulgação da última pesquisa Ibope/CNI de avaliação do governo, 64% dos eleitores julgavam o governo Dilma “ruim” ou “péssimo”. Naquela ocasião, as principais razões para essa impressão negativa foram os juros e os impostos.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

Em junho, o instituto Datafolha também publicou uma pesquisa de popularidade do governo Dilma. Naquela ocasião, a pesquisa mostrou que 65% dos eleitores consideravam a administração da petista "ruim" ou "péssima" — a pior taxa de reprovação do governo desde Fernando Collor, que atingiu 68% no períogo pré-impeachment em setembro de 1992.

A pesquisa CNI/Ibope também revelou que aumentou o percentual de entrevistados que consideram o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff pior que o primeiro. Se em março deste ano 76% achavam o segundo mandato pior que o primeiro, agora são 82%.

Publicidade

A população também indica estar mais pessimista em relação ao restante do governo. Se em março 55% achavam que ele será ruim, agora 61% acreditam o mesmo.

Maneira de governar

Em relação á forma que Dilma conduz o País, 83% dos entrevistados desaprovam a maneira de governar da presidente — no levantamento anterior, eram 78%. Por outro lado, 15% dos brasileiros aprovam a forma de governar de Dilma, contra 19% da pesquisa anterior. Outros 2% dos entrevistados não sabem ou não responderam à pesquisa.

Confiança na presidente

A desconfiança na figura da presidente está em 78%, segundo o levantamento da CNI/Ibope. Por outro lado, 20% dos entrevistados confiam em Dilma e 3% não sabem ou não responderam à pesquisa. Em abril, 74% não confiavam, 24% confiam em Dilma e os mesmos 3% não sabiam ou não responderam.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.