Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Dilma adia entrega de credencial de embaixador indonésio em meio a tensão por penas de mortes

Após execução de brasileiro, Planalto afirmou que relações entre países estavam estremecidas

Brasil|Do R7

Dilma explicou hoje que é melhor esperar as relações entre os dois países ficarem mais claras
Dilma explicou hoje que é melhor esperar as relações entre os dois países ficarem mais claras

A presidente Dilma Rousseff não recebeu nesta sexta-feira (20) a credencial do embaixador da Indonésia, Toto Riyanto, que foi avisado de última hora que não seria recebido pela mandatária no Palácio do Planalto. O caso acontece em meio a uma tensão entre as duas nações devido à execução de um brasileiro condenado por tráfico de drogas no país asiático.

“Nós achamos importante que haja uma evolução na situação para que a gente tenha clareza das condições em que estão as relações da Indonésia com o Brasil. O que nós fizemos foi atrasar um pouco o recebimento de credenciais”, disse Dilma a repórteres após cerimônia em que recebeu as cartas credenciais dos embaixadores de Panamá, Venezuela, El Salvador, Senegal e Grécia.

A Indonésia executou no mês passado o brasileiro Marco Archer, de 53 anos, após o governo da Indonésia rejeitar os pedidos de clemência do governo brasileiro.

Outro brasileiro, Rodrigo Gularte, também foi condenado à morte no país asiático por tráfico de drogas e aguarda a decisão final sobre sua eventual execução.


Além dos 2 presos por tráfico de drogas, há mais um brasileiro detido na Indonésia

Indonésia cumpre pena de 6 anos no Brasil por tráfico de drogas


Fuzilamento ou prisão não inibem tráfico, dizem especialistas

Dilma chegou a telefonar para o presidente da Indonésia, Joko Widodo, para fazer um apelo pessoal em favor de Archer e Gularte, mas não foi atendida.

Após a morte de Archer, o Planalto afirmou em nota que a execução afetava "gravemente" as relações entre os dois países, e o embaixador brasileiro em Jacarta foi chamado de volta a Brasília para consultas.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.