Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ex-ministro chefiou "mini-Pasadenas" que estão sob investigação do TCU

Miguel Rossetto fazia parte da Petrobras Biocombustível entre os anos de 2009 e 2014

Brasil|

Miguel Rossetto comandou a subsidiária da Petrobras no período em que a empresa realizou operações que estão sendo auditadas
Miguel Rossetto comandou a subsidiária da Petrobras no período em que a empresa realizou operações que estão sendo auditadas Miguel Rossetto comandou a subsidiária da Petrobras no período em que a empresa realizou operações que estão sendo auditadas

O novo integrante da campanha presidencial da candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, ex-ministro Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário), fazia parte da cúpula da Petrobras Biocombustível quando a empresa realizou operações que hoje estão sob auditoria no TCU (Tribunal de Contas da União).

Rossetto comandou a subsidiária da Petrobras de 2009 a 2014 - período em que foram adquiridas duas usinas de biodiesel — uma em Marialva (PR) e outra em Passo Fundo (RS). Pelas acusações de que o preço pago em Marialva estaria bem acima do valor, as duas compras ficaram conhecidas no TCU como "mini-Pasadenas" — referência à polêmica compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.

O ministro José Jorge, que foi relator do caso Pasadena, disse nesta terça-feira (9) que o episódio pode ter desdobramento semelhante.

— Se ficarem comprovadas as acusações feitas e apurado o valor maior de pagamento, pode ter desdobramentos como o processo de Pasadena, em extensão menor porque os valores são menores.

Publicidade

Auditoria

No caso envolvendo a gestão de Rossetto, o TCU determinou, em maio, a abertura de auditoria para apurar possível sobrepreço nas operações e verificar se foi regular a aquisição de participação societária nos dois negócios.

Publicidade

Os investimentos nas duas plantas somam cerca de R$ 200 milhões. A auditoria deve terminar em outubro.

O caso chegou ao tribunal após pedido da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara, presidida pelo deputado Paulo Feijó (PR-RJ).

Publicidade

"Assopro" de advogado de Cerveró gera bate boca em CPI

Leia mais notícias de Brasil no Portal R7

CPI mista da Petrobras chama ex-diretor para depor no Congresso

"É um bandido que exerceu por 30 anos cargo de gerência", diz ex-diretor da Petrobras sobre Costa

A relatoria no TCU ficou também a cargo de José Jorge, que, no caso Pasadena, apontou prejuízo de US$ 792 milhões com a operação e votou pelo bloqueio de bens de ex-dirigentes.

Reação

Em nota ao jornal O Estado de S. Paulo, Rossetto disse que já se colocou à disposição "para contribuir com todos os órgãos de controle". O texto, encaminhado pela campanha de Dilma Rousseff, afirma que "os administradores públicos têm seus atos fiscalizados pelos órgãos de controle. É bom que seja assim". Procurada, a Petrobras Biocombustível não se manifestou até a noite de terça.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.