Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Exposição de jovem infrator no caso de estupro no Rio foi positiva, diz especialista

Polícia divulgou imagem de adolescente sem saber que se tratava de menor de idade

Brasil|Alexandre Saconi, do R7

O jovem chegou à delegacia acompanhado de sua mãe
O jovem chegou à delegacia acompanhado de sua mãe O jovem chegou à delegacia acompanhado de sua mãe

O caso do adolescente flagrado por uma câmera de vigilância antes de estuprar uma mulher dentro de um ônibus no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (4), reforçou o debate sobre a redução da maioridade penal. Junto a isso, a proteção à imagem do jovem com menos de dezoito anos também foi levantada.

A polícia do Rio exibiu as imagens da agressão com o objetivo de localizar o suspeito. Sem saber que se tratava de um menor de idade, o rosto do infrator foi amplamente divulgado. Após a captura, descobriu-se a idade do menino e, com isso, o dever legal de se proteger sua imagem.

Para o psiquiatra forense Guido Palomba, neste caso específico a divulgação não foi negativa.

— Se, em um primeiro momento, as pessoas sabiam que aquele rosto que apareceu era de um menor de idade, esta exposição não teria ajudado a prender o infrator? Neste caso ajudou.

Publicidade

Redução da maioridade penal esbarra em leis brasileiras

Leia mais notícias de Brasil

Publicidade

Palomba aproveitou para criticar o que chamou de radicalismo na proteção.

— Esse radicalismo de não expor, por ser menor, depende. Tem de ser feito um debate muito amplo sobre isso. O jovem, com 17 anos e 364 dias não pode ser exposto e no dia seguinte já pode? Por isso creio que este debate precisa ser incrementado.

Publicidade

O desembargador Antonio Carlos Malheiros, do TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo, concorda com o psiquiatra quando se refere ao caso específico do estupro no Rio de Janeiro.

— Se o rosto é revelado e não se sabia que o personagem era um adolescente, tudo bem. No minuto em que se fica sabendo que é um adolescente, não se exibe mais o rosto, nem se divulga mais o nome. Ainda que o rosto já tenha aparecido e o nome já tenha sido divulgado.

Mas Malheiros é contundente ao abordar a divulgação de imagens de adolescentes sem autorização. Para ele, o rosto do menor de idade — seja ele infrator ou não — deve ser sempre protegido.

— Quem fizer isso [expor o adolescente] poderá ser responsabilizado por infração ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Não se pode mostrar o rosto e nem se divulgar o nome do jovem.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.