Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Governo assina primeiro contrato de partilha do pré-sal

Localizado na Bacia de Campos, Campo de Libra teve exploração leiloada em outubro

Brasil|Kamilla Dourado, do R7

  • Google News
"Grande interesse na área licitada coroou 2013", disse Lobão
"Grande interesse na área licitada coroou 2013", disse Lobão

O governo brasileiro assinou nesta segunda-feira (2) o primeiro contrato de partilha para exploração de petróleo na área do pré-sal. A presidente Dilma Rousseff, que não compareceu ao leilão, no dia 21 de outubro, temendo manifestações organizadas por sindicalistas, participou da cerimônia de hoje.

O consórcio responsável pela exploração, formado pelas empresas Petrobras (40%), Shell (20%), Total (20%), CNPC (10%) e Cnooc (10%) também faz, nesta segunda, o pagamento de R$ 15 bilhões do chamado bônus de assinatura. 


Contrariando as expectativas de um megaevento, o contrato foi assinado em cerimônia simples, no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença de ministros e executivos das empresas. 

"Marcelo Déda exerceu a política com P maiúsculo", diz Dilma


Clássico das campanhas, jingle de Eymael vai perder espaço em 2014

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, enfatizou que a exploração será feita em "base realista". 


— Vamos trabalhar com bases realistas. Temos outros projetos em condução, tem que ser uma base realista, fundamentada em metas e indicadores. 

Segundo Graça Foster, até o próximo dia 18 o consórcio deve aprovar o "modelo de governança", que vai definir como vai ser a operação entre as empresas. 


Para o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a assinatura do contrato completa um ciclo no setor de gás e petróleo. 

— Não tenho dúvida de afirmar que o grande interesse na área licitada coroou o ano de 2013 como ano de grande sucesso para o setor de óleo e gás no País. 

Expectativa de vida do brasileiro sobe cinco meses, diz IBGE

A ANP (Agência Nacional de Petróleo) prevê que o campo seja capaz de gerar cerca de R$ 300 bilhões em royalties ao longo de 30 anos de produção. Desses valores, 75% dos royalties serão aplicados na educação e 25%, na saúde.

O Campo de Libra está localizado na Bacia de Santos, a cerca de 170 quilômetros do litoral do estado do Rio de Janeiro, e tem cerca de 1,5 mil quilômetros quadrados.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.