Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo passa a bancar dois exames associados ao diagnóstico de câncer

Testes feitos pelo SUS serão usados para identificar vírus que provoca o linfoma e a leucemia

Brasil|Do R7

SUS vai arcar com custos de dois exames relacionados ao câncer
SUS vai arcar com custos de dois exames relacionados ao câncer SUS vai arcar com custos de dois exames relacionados ao câncer

A Secretaria Nacional de Saúde acrescentou à lista de exames bancados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) dois novos testes para a identificação de um vírus associados a dois tipos de câncer. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (27).

A partir de hoje, o SUS terá que pagar exames para identificar o HTLV-1, um retrovírus associado à leucemia humana em células T. Esse vírus é um dos causadores dos linfomas e da leucemia.

Estão autorizados testes para a detecção de RNA do HTLV-1, usando “ensaios moleculares do tipo PCR em tempo real, para detecção de RNA viral e para confirmação de soropositividade para HTLV-1, em caso já diagnosticado como leucemia/linfoma de células T do adulto (ATL)”.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

O SUS vai pagar R$ 65 pelo exame, que poderá ser feito em pessoas com idades entre 19 e 130 anos.

Também faz parte do rol de procedimentos pagos pelo SUS a pesquisa de anticorpos antihtlv-1 (western blot). Esse exame é usado para “a detecção de anticorpos anti- HTLV-1 e confirmação de soropositividade para HTLV-1, em caso já diagnosticado como leucemia/linfoma de células T do adulto (ATL)”.

Publicidade

Por esse teste, o SUS vai pagar R$ 85. Também serão atendidos pacientes entre 19 e 130 anos de idade.

A cobertura passa a valer já nesta quarta-feira (27).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.