Ibope: Russomanno dispara e tem 34% das intenções de voto à Prefeitura de SP
Marta Suplicy (PMDB-SP) vem em 2º lugar com 13% da preferência. Erundina é a 3ª, com 9%
Brasil|Fernando Mellis, do R7
A primeira pesquisa Ibope de intenção de votos com os pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo, divulgada nesta terça-feira (21), tem o deputado federal Celso Russomanno (PRB-SP) na liderança, com 34% das intenções de voto.
Em seguida aparece a senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), com 13%. A ex-prefeita de São Paulo e atualmente deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP) ocupa a terceira colocação na pesquisa com 9% das intenções de voto.
O atual prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), aparece na quarta colocação na simulação de primeiro turno, com 8% da preferência. O tucano João Doria Jr. (PSDB) também tem os mesmos 8% dos votos.
Marta, Erundina, Haddad e Doria Jr. estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro da pesquisa.
Quase metade dos eleitores rejeita Fernando Haddad (PT)
Leia mais notícias de Brasil e Política
O vereador Andrea Matarazzo, que recentemente trocou o PSDB pelo PSD, é o sexto colocado, com 6% das intenções de voto. Brancos e nulos são 20% do total e os indecisos e os que não responderam somam 2%.
A pesquisa foi encomendada pelo Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região). Esse recorte considera as intenções de voto estimuladas, ou seja, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado.
A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. Foram ouvidos 602 eleitores entre os dias 16 e 19 de junho. A pesquisa está registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) com o número SP-00908/2016.
Mais candidatos
Em outra pesquisa estimulada e com mais candidatos apresentados ao eleitor, Russomanno também lidera, mas com menor folga. O pré-candidato do PRB tem 26% da preferência, seguido por Marta, com 10%, e Erundina, com 8%. Haddad aparece na quarta colocação com 7%, seguido pelo tucano João Doria Jr., com 6%.
Andrea Matarazzo (PSD) e o deputado federal Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) têm 4% cada um. O oitavo colocado dessa simulação é o Delegado Olim (PP), com 3% da preferência. Major Olímpio (SD) e Roberto Trípoli (PV) também pontuaram e tiveram 2% cada. Completam a lista Laércio Benko (PHS) e Levy Fidelix (PRTB), com 1% cada.
Os eventuais candidatos Denise Abreu (PMB), Marlene Campos Machado (PTB) e Ricardo Young (Rede) tiveram menções, mas não chegaram a 1% da preferência cada. Os brancos e nulos, nessa simulação de segundo turno, seriam 21%, enquanto que os indecisos e os eleitores que não responderam totalizam 5%.