Itamaraty pede que brasileiros na Turquia fiquem em casa
Relações Exteriores disse que o governo está atento à situação dos brasileiros no país
Brasil|Da Agência Brasil
O Itamaraty recomendou aos cidadãos brasileiros que estão na Turquia que não saiam de casa e procurem tranquilizar seus familiares. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro está atento à situação dos brasileiros no local.
"Na expectativa de informações mais precisas sobre os eventos em curso na Turquia, o governo brasileiro acompanha com atenção a evolução da situação e recomenda aos cidadãos brasileiros residentes ou de passagem por aquele país que tomem as medidas necessárias para garantir sua segurança até que a situação se normalize", informou a pasta, por meio de nota à imprensa.
Na tarde desta sexta-feira (15), o primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, disse que o país sofreu uma tentativa de golpe de Estado por parte de uma ala das Forças Armadas. Os Militares confirmaram a informação e para proteger a ordem democrática e manter os direitos humanos.
Militares fazem reféns e estabelecem toque de recolher na Turquia
Segundo o comunicado, a embaixada do Brasil em Ancara e o Consulado-Geral do Brasil em Istambul funcionam em regime de plantão de 24 horas.
O Itamaraty também publicou no Twitter recomendando que os brasileiros entrem em contato com seus familiares e "evitem circular pelas ruas". Em contrapartida, o presidente Recep Erdogan pediu ao povo turco resista ao golpe militar nas ruas e nos aeroportos.