Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mais de cem funcionários públicos foram presos em 2012 pela PF

Total de prisões do órgão chegou a 1578 durante todo o ano

Brasil|Alexandre Saconi, do R7

Polícia Federal também cortou na própria carne e prendeu 13 agentes
Polícia Federal também cortou na própria carne e prendeu 13 agentes Polícia Federal também cortou na própria carne e prendeu 13 agentes

O ano de 2012 termina com um balanço positivo para as operações da Polícia Federal. Até o dia 21 de dezembro, foram realizadas 287 operações em diversos Estados do Brasil. No total, foram efetuadas 1578 prisões.

Entre as ações realizadas pela PF, cabe destacar a prisão de 102 funcionários públicos. A operação que mais prendeu esses servidores foi a Squadre, deflagrada na Paraíba no dia 9 de novembro. Ela tinha o objetivo de desarticular grupos de milicianos formados por policiais locais e seguranças privados.

PF encerra inquérito da Porto Seguro com 23 indiciados

Leia mais notícias de Brasil no Portal R7

Publicidade

No total, 26 operações levaram à prisão de funcionários públicos. Entre elas se destacam a Porto Seguro e a Monte Carlo. A primeira tinha o objetivo de desarticular uma organização criminosa que se infiltrou em diversos órgãos federais para obter pareceres fraudulentos. Já a Monte Carlo ficou famosa por desmontar um grupo que explorava máquinas caça-níqueis e jogos de azar no Estado de Goiás. Nessa, o bicheiro Carlinhos Cachoeira também foi preso.

A operação com maior número de presos foi a Viúva, que visava repreender e combater o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro em São Paulo, nas cidades de São José dos Campos, Jacareí, Lorena e na capital. Com desdobramento em outros Estados, ela foi deflagrada no dia 27 de julho.

A PF também cortou na própria carne em quatro situações. Treze policiais federais foram presos durante o ano em operações da própria instituição. As operações Udyat, Erupção, Durkheim e Monte Carlo investigavam, entre outros crimes, casos de corrupção. Nessas, foram presas 94 pessoas, entre agentes da PF e funcionários públicos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.