Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

No Brasil, 7,4 mi de pessoas deixam cidade onde moram todos os dias para estudar ou trabalhar

Em São Paulo e no Rio, quase 3 mi de pessoas se deslocam todos os dias com esses objetivos

Brasil|Do R7

Mais de 7 milhões de pessoas rodam diariamente por mais de uma cidade brasileira para estudar ou trabalhar, de acordo com o IBGE
Mais de 7 milhões de pessoas rodam diariamente por mais de uma cidade brasileira para estudar ou trabalhar, de acordo com o IBGE Mais de 7 milhões de pessoas rodam diariamente por mais de uma cidade brasileira para estudar ou trabalhar, de acordo com o IBGE

No Brasil, 7,4 milhões de pessoas têm de deixar diariamente suas casas para estudar ou trabalhar em outra cidade. Esse número abrange a quantidade de habitantes de uma cidade que têm de se deslocar para, pelo menos, mais de um município todos os dias.

Os dados são do estudo Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas no Brasil, feito com base no Censo Demográfico de 2010, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (25).

Foi a primeira vez que o instituto fez esse tipo de recorte de dados com a população brasileira.

São Paulo e Rio de Janeiro, as duas maiores regiões metropolitanas do País, somam quase 3 milhões de pessoas se deslocando dentro de suas áreas com a finalidade de estudar ou trabalhar diariamente.

Publicidade

Apenas em São Paulo, é 1,75 milhão de pessoas se movendo diariamente entre, pelo menos, 2 dos 36 municípios da região urbana. Em segundo lugar, o Rio de Janeiro mantém o número de 1,07 milhão de deslocamentos entre suas 21 cidades.

O estudo aponta que existem no País 26 grandes concentrações urbanas, com mais de 750 mil habitantes. Apenas as duas maiores concentrações possuíam mais de um milhão de deslocamentos diários.

Publicidade

Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Recife (PE) concentram, juntas, cerca de 1,5 milhão de pessoas se deslocando diariamente entre as cidades de suas regiões urbanas.

Em São Paulo, os maiores deslocamentos se concentram entre as cidades de São Paulo e Guarulhos, com 146,3 mil pessoas diariamente indo e vindo para trabalhar ou estudar. Em seguida, vem o trajeto entre Osasco e São Paulo, com 112,4 mil deslocamentos por dia.

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil no Portal R7

Brasil tem 20 regiões urbanas com mais de um milhão de habitantes

No Rio de Janeiro, a maior movimentação não se encontra na capital, mas, sim, entre Niterói e São Gonçalo, com 120,3 mil deslocamentos ao dia. Em seguida, Duque de Caxias e Rio de Janeiro concentram 119 mil movimentações, seguidas pelas cidades de Nova Iguaçu e Rio de Janeiro, com 109,6 mil deslocamentos.

Minas Gerais, Belo Horizonte e Contagem registram uma grande movimentação de habitantes entre os municípios, com 119,6 mil pessoas se deslocando.

Em Pernambuco, as pessoas que saem de casa para estudar ou trabalhar chega a 118,2 mil entre as cidades de Recife e Jaboatão dos Guararapes.

Veja o quadro completo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.