Preso há um mês, deputado Natan Donadon volta à Câmara hoje para se defender de cassação
Condenado a mais de 13 anos, parlamentar recebeu autorização judicial para acompanhar sessão
Brasil|Do R7
Preso desde o dia 28 de julho, o deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO) recebeu autorização judicial para participar, nesta quarta-feira (28), na sessão da Câmara Federal que vai definir seu futuro político e deve definir pela cassação do seu mandato. As informações são do Tribunal de Justiça do DFT.
Donadon cumpre pena de mais de 13 anos pelos crimes de peculato e formação de quadrilha e está no presídio da Papuda, em Brasília. O juiz da Vara de Execuções Penais do DF Ademar Vasconcelos autorizou a saída do deputado.
A exemplo de um depoimento à justiça, o parlamentar sairá escoltado da Papuda e, depois da sessão, marcada para começar às 19h, volta para a prisão. Não existe necessidade de exame de corpo de delito já que ele vai retornar ao presídio.
Leia mais notícias de Brasil e Política
O deputado foi condenado em última instância pelo STF (Supremo Tribunal Federal) pelo desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia de Rondônia, quando era diretor financeiro da instituição.
O PMDB de Rondônia encaminhou à Câmara ofício informando que Natan Donadon foi "afastado" da agremiação, mas, na documentação enviada, não consta a formalização junto ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Estado, documento exigido pela Casa para atestar o afastamento partidário.
No início de julho, a Câmara suspendeu o pagamento de Donadon e exonerou seu gabinete.