Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prisão de Pezão ocorre 3 semanas após PF mirar deputados estaduais

Procuradores da Lava Jato se embasaram na delação do braço-direito do ex-governador Sergio Cabral, Carlos Miranda, que está em prisão domiciliar

Brasil|Raphael Hakime, do R7

Luiz Fernando Pezão foi preso nesta quinta-feira
Luiz Fernando Pezão foi preso nesta quinta-feira Luiz Fernando Pezão foi preso nesta quinta-feira

A prisão do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB), ocorre exatamente três semanas depois de a Polícia Federal cumprir 22 mandados de prisão na Operação Furna da Onça, desdobramento da Cadeia Velha, no âmbito da Operação Lava Jato.

Naquela ocasião, em 8 de novembro, dez deputados estaduais do Rio de Janeiro foram alvos dos agentes federais — sete foram presos, além de outros três, que já estavam atrás das grades. 

Entre os alvos, também estavam o presidente do Detran/RJ e um secretário do governo de Luiz Fernando Pezão (MDB).

Naquela oportunidade, o MPF (Ministério Público Federal) classificou a Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) como uma 'propinolândia', uma vez que os pagamentos mensais a deputados estaduais iam de R$ 20 mil a R$ 900 mil, em esquema iniciado na gestão Cabral.

Publicidade

A prisão de Pezão nesta quinta-feira (29) só foi possível graças à delação premiada do braço-direito do ex-governador Sergio Cabral, Carlos Miranda, que foi preso em novembro de 2016 durante a Operação Calicute. Miranda, porém, foi para a prisão domiciliar no último domingo (18), após firmar a colaboração com as autoridades.

Em depoimento, Miranda revelou que deputados da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) receberam propinas oriundas do esquema de Cabral, entre anos de 2011 e 2014. Com essas informações, o MPF e a Polícia Federal deflagraram a operação Furna da Onça que levou dez parlamentares para cadeia.

Publicidade

Assista à reportagem O Rio de Janeiro na Lama:

Veja no quadro abaixo quais foram os alvos da Furna da Onça:

infografia, deputados, operação furna da onça, alerj, rio de janeiro
infografia, deputados, operação furna da onça, alerj, rio de janeiro infografia, deputados, operação furna da onça, alerj, rio de janeiro

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.