Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Programa de Etiquetagem Veicular vai estimular montadoras a investir e ajudar consumidor a escolher carro

Ministro Marcos Pereira exaltou importância do selo do Inmetro que aponta o consumo

Brasil|Diogo de Oliveira, do R7

Ministro da Indústria participou de evento da Ford em São Paulo
Ministro da Indústria participou de evento da Ford em São Paulo Ministro da Indústria participou de evento da Ford em São Paulo

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), discursou nesta sexta-feira (5) durante a abertura do Seminário de Motores da Ford, um workshop promovido pela montadora para apresentar os primeiros detalhes do inédito motor 1.5 flex de três cilindros, que será lançado no País nos próximos meses.

A participação do ministro teve como foco o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que é auditado pelo Inmetro e, em 2017, terá a adesão de 100% dos veículos vendidos no País.

Para Marcos Pereira, as etiquetas que indicam o consumo e a eficiência energética dos carros vão estimular investimentos pela indústria e guiar o consumidor na hora da compra do veículo.

— Essas iniciativas vão facilitar a vida do consumidor na hora de escolher o modelo e a marca do seu veículo, podendo considerar outros atributos, além do preço. Em última instância, a medida acaba por estimular os fabricantes a investirem cada vez mais em novas tecnologias para ganhar competitividade, levando em conta a escolha consciente dos consumidores.

Publicidade

O Programa de Etiquetagem Veicular, que também mede e atesta a eficiência de outros produtos, como eletrodomésticos e eletrônicos, será uma das heranças (positivas) do Inovar Auto que devem ser mantidas no Rota 2030, nova política para a indústria automobilística que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2018.

O programa está em processo de elaboração, com participação de membros das montadoras, e terá seus detalhes anunciados em agosto.

Volkswagen anuncia recall de 54 mil veículos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.