Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rodrigo Maia (DEM-RJ) é eleito novo presidente da Câmara dos Deputados

Parlamentar foi eleito em segundo turno ao conquistar 285 votos e derrotar Rogério Rosso

Brasil|Do R7

Cercado de aliados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) comemora a vitória na eleição. Ele se emocionou no discurso da vitória
Cercado de aliados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) comemora a vitória na eleição. Ele se emocionou no discurso da vitória Cercado de aliados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) comemora a vitória na eleição. Ele se emocionou no discurso da vitória

Sob gritos de "Fora, Cunha", o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito, no início da madrugada desta quinta-feira (14), para o cargo de presidente da Câmara, posto que ficou vago após a renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Maia obteve 258 votos em segundo turno realizado conta o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), que ficou com 170 votos.

A eleição, que teve início às 17h30, contou com 14 candidaturas. Após o pronunciamento de casa um dos inscritos por, no máximo, 10 minutos, nenhum dos parlamentares conquistou a maioria necessária para ser eleito em primeiro turno.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

Antes de abrir a palavra aos postulantes ao cargo, o presidente interino da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), fez um discurso de despedida. O parlamentar ressaltou que deixa o cargo sem levar mágoas ou rancores e que tem a consciência tranquila. Maranhão também aproveitou para garantir que continuará no exercício da 1ª vice-presidência da Câmara.

— Quero desejar ao próximo presidente ou presidenta sucesso para que possa exercer sua função com um olhar para o futuro.

Publicidade
Maia terá o poder de escolher o que entra em pauta na Câmara
Maia terá o poder de escolher o que entra em pauta na Câmara Maia terá o poder de escolher o que entra em pauta na Câmara

1º turno

Na primeira votação da noite, Maia obteve 120 votos e seguiu na disputa ao lado de Rosso, que foi escolhido por 106 parlamentares. 

Publicidade

Os outros 268 votos do primeiro turno foram recebidos por Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO), Carlos Manato (SD-ES), Cristiane Brasil (PTB-RJ), Esperidião Amin (PP-SC), Evair Vieira de Melo (PV-ES), Fábio Ramalho (PMDB-MG), Giacobo (PR-PR), Luiza Erundina (Psol-SP), Marcelo Castro (PMDB-PI), Miro Teixeira (Rede-RJ) e Orlando Silva (PCdoB-SP).

Em seu discurso, Gilberto Nascimento (PSC-SP) abriu mão de sua candidatura e disse que apoiaria Rogério Rosso.

Além do status de presidente da Câmara, Maia será responsável pelo controle do Orçamento de R$ 5,2 bilhões da Casa e de 3.200 funcionários aproximadamente e representa o segundo nome na linha de sucessão da Presidência da República.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.