Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Suécia vai emprestar caças ao Brasil para segurança das Olimpíadas

Dez aviões serão cedidos ao País até que nova versão seja produzida e entregue à FAB

Brasil|Do R7

Caças servirão para proteção do espaço aéreo nas Olimpíadas
Caças servirão para proteção do espaço aéreo nas Olimpíadas Caças servirão para proteção do espaço aéreo nas Olimpíadas

A Suécia vai emprestar dez caças do modelo Gripen ao Brasil até que a nova versão da aeronave seja produzida e entregue à FAB (Força Aérea Brasileira) pela fabricante Saab.

Os seis primeiros caças emprestados devem chegar em 2016 e serão usados na proteção do espaço aéreo durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro. Os quatro aviões restantes chegam um ano depois.

As tratativas relativas ao empréstimo estão em estágio avançado e envolvem não somente o envio dos aviões ao Brasil, mas também o treinamento de pilotos e de equipes de solo, além de apoio logístico.

Leia mais notícias no R7

Publicidade

Após mais de uma década de negociação, governo decide comprar caças suecos

GALERIA: Conheça o avião-caça escolhido pelo Brasil para defender e vigiar o território nacional

Publicidade

O assunto foi objeto de conversas realizadas na última quinta-feira (3) entre o comandante da FAB, brigadeiro Juniti Saito, e oficiais do alto-comando da Força Aérea da Suécia.

Saito integra a comitiva brasileira chefiada pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, que realiza visita oficial à Suécia. Amorim assinou hoje com a ministra da Defesa do país escandinavo acordo-quadro de cooperação que dá seguimento às negociações para a produção conjunta no Brasil e aquisição da versão mais moderna do Gripen, a New Generation (NG).

Publicidade

Segundo o comandante da FAB, os detalhes do empréstimo deverão ser finalizados até maio deste ano. A ideia inicial é a de que o Brasil arcará somente com os chamados custos operacionais das aeronaves.

O empréstimo dos dez aviões está sendo observado pelos governos do Brasil e da Suécia como uma solução temporária, cujo objetivo é auxiliar o país sul-americano a fortalecer sua defesa aérea até a chegada dos primeiros Gripen NG que equiparão, em caráter definitivo, a Aeronáutica. Atualmente, a defesa do espaço aéreo brasileiro está sendo realizada, sobretudo, por caças F5 modernizados pela Embraer.

No entanto, como observa Saito, o empréstimo dos Gripen modelo C/D trará outros benefícios para a FAB, que poderá antecipar, por exemplo, o treinamento de pilotos e equipes técnicas de solo e de apoio, familiarizando-os com um equipamento que, embora mais antigo, guarda várias similaridades com sua versão mais nova.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.