Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Transposição da bacia do Paraíba do Sul para o Sistema Cantareira entra no PAC

Obra para aumentar abastecimento de água de SP vai custar R$ 830,5 milhões

Brasil|

O Ministério do Planejamento informou nesta sexta-feira (23) que o governo federal aprovou a inclusão do projeto de transposição da bacia do Paraíba do Sul para o Sistema Cantareira no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A inclusão do empreendimento no programa foi definida na última quinta-feira (22) e vai custar aproximadamente R$ 830,5 milhões.

A obra faz parte dos projetos de segurança hídrica que o governo de São Paulo apresentou à presidenta Dilma Rousseff em dezembro, para reforçar o abastecimento de água. A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) será a responsável pela obra que aumentará a disponibilidade hídrica no sistema Cantareira em 5,1 metros cúbicos por segundo.

Leia mais notícias de Brasil no Portal R7

Ministério do Meio Ambiente propõe ação incisiva do governo para recomendar uso racional da água

Publicidade

Governo de SP estuda novo aumento da tarifa de água

O sistema Cantareira atende a região da Grande São Paulo e já está usando o segundo volume morto, abaixo do nível da barragem, e o seu nível continua caindo enquanto as previsões de chuva ainda são escassas.

A bacia do Paraíba do Sul também enfrenta dificuldades, sendo que uma de suas represas, a Paraibuna, esgotou o seu volume útil nesta semana. O Paraíba do Sul é também importante fonte de abastecimento de água do Rio de Janeiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.