Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Antecipação de doses e reforço para idosos começa no DF

Mesmo com ampliação da faixa etária, a partir de 60 anos, parte do público só poderá receber a dose extra contra a Covid em 2022

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Pessoas com 60 anos podem tomar a dose de reforço se tiverem tomado a D2 há 6 meses
Pessoas com 60 anos podem tomar a dose de reforço se tiverem tomado a D2 há 6 meses Pessoas com 60 anos podem tomar a dose de reforço se tiverem tomado a D2 há 6 meses

Nesta sexta-feira (8), o Distrito Federal dá início à vacinação contra a Covid-19 do público a partir de 60 anos com a 3ª dose. Também poderão procurar os postos de saúde, mas para receber a segunda aplicação de vacinas da Pfizer/BioNTech ou Oxford/AstraZeneca, quem tinha a D2 marcada até 5 de novembro.

A lista de postos de saúde que ofertam o serviço pode ser consultada no site da Secretaria de Saúde. Para tomar o reforço, é preciso apresentar um documento de identidade com foto e comprovar a data da aplicação da segunda dose. 

A medida foi anunciada na quarta-feira (6) pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) depois que a capital federal recebeu uma remessa de 152,1 mil imunizantes da Pfizer e outros 60 mil da AstraZeneca pelo Ministério da Saúde. A nota técnica que determina o uso das vacinas indicou que 143.910 fármacos seriam destinados para a segunda dose e 8.190 como reforço.

Idosos

Publicidade

A procura pela dose de reforço tem tido baixa adesão no DF. Por isso, o governo decidiu ampliar o público elegível para essa etapa da campanha e reduziu a idade mínima de 70 para 60 anos. Contudo, para receber a 3ª dose, a exigência é que se tenha completado o esquema vacinal há pelo menos seis meses.

Com isso, mesmo com a liberação para começar a aplicação do reforço nesse público a partir desta sexta, muitos idosos só vão conseguir tomar a vacina no ano que vem, quando alcançarão o intervalo exigido.

Publicidade

Isso porque os idosos com 71 anos só começaram a ser vacinados contra o coronavírus no DF em 22 de março. Os que foram vacinados com a AstraZeneca, que exige o intervalo de 3 meses entre as aplicações, e tomaram a D2 até setembro, só poderão tomar o reforço em março de 2022.

Adolescentes

Publicidade

Mesmo com a entrega de mais fármacos nesta semana, o estoque de vacinas da Pfizer na Rede de Frios para a 1ª dose de adolescentes está zerado há três dias. Também acabaram as unidades de AstraZeneca para essa categoria. Restam 10 mil doses da Coronavac nos freezers.

Diante desse quadro, fica inviabilizada a continuidade da campanha de vacinação para os adolescentes, que só podem receber doses da Pfizer. Cerca de 30% dos jovens entre 12 e 17 anos ainda não tomaram a vacina e precisam procurar os postos de saúde. Além disso, apenas a Pfizer tem sido usada no DF para a 3ª dose em idosos, profissionais de saúde e imunossuprimidos.

Segundo a Secretaria de Saúde, a campanha para os adolescentes continua enquanto houver doses nos postos de vacinação. A pasta reforçou que segue as indicações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação, que não indicou o uso dessa remessa em jovens. Nessa quinta, o governador informou que a pasta avalia remanejar doses para dar continuidade à imunização desses jovens.

Leia também

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.