Brasília registra aumento de 170% no número de turistas estrangeiros; confira atrações mais visitadas
Dados do Ministério do Turismo revelam que a maior parte dos turistas veio de Estados Unidos, Portugal e Espanha
Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília
Entre janeiro e maio deste ano, Brasília registrou aumento de 170% no número de estrangeiros que desembarcaram na capital em relação ao mesmo período de 2022, segundo o Ministério do Turismo. Nos cinco primeiros meses de 2023, 18.354 turistas chegaram ao DF — número quase três vezes maior que no ano passado, quando 6.811 visitantes estrangeiros foram registrados.
Americana, portuguesa, espanhola, argentina e irlandesa estão entre as principais nacionalidades dos turistas que chegam a Brasília. Já as atrações turísticas de Brasília receberam quase 1 milhão de visitantes no ano passado, apontam dados da Secretaria de Turismo do DF.
•Compartilhe esta notícia no WhatsApp
•Compartilhe esta notícia no Telegram
Confira os locais mais visitados:
1) Templo da Legião da Boa Vontade, com 509.671 visitas
2) Museu Nacional, com 146.814 visitas
3) Espaço Lúcio Costa, com 103.885 visitas
4) Congresso Nacional, com 61.923 visitas
5) Memorial dos Povos Indígenas, com 39.772 visitas
6) Panteão da Pátria, com 39.212 visitas
7) Catetinho, com 25.109 visitas
8) Planetário de Brasília, com 25.064 visitas
9) Museu da Cidade, com 16.233 visitas
10) Caixa Cultural, com 14.573 visitas
Segundo a Secretaria de Turismo do DF, os números são monitorados por meio de listas de presença de cada local, o que explica o motivo de algumas atrações mais conhecidas, como a Torre de TV e a Catedral Metropolitana, não estarem no ranking. A pasta ainda afirmou que as opções gastronômicas, a segurança e localização central são fatores que contribuem para o crescimento no turismo.
O Governo do Distrito Federal, segundo a pasta, prevê o investimento de R$ 20 milhões no setor para este ano. É esperado que o recurso seja usado para promover o turismo por meio de projetos de capacitação de eventos.
Turistas no DF
Uma pesquisa feita pelo Observatório do Turismo do DF mostrou o perfil dos visitantes da capital federal no ano passado. A maior parte era de empregados da iniciativa privada (32,54%).
Segundo o estudo, 50,87% dos visitantes afirmaram que vieram a Brasília a passeio e pouco mais de 35% disseram que o motivo foi a trabalho. Em relação ao destino, mais da metade (55,99%) informou que não estava em conexão para outro estado.
Brasil
Em âmbito nacional, o crescimento no número de turistas estrangeiros também foi percebido. Nos cinco primeiros meses deste ano, o Brasil recebeu 2,97 milhões de turistas internacionais — número 108% maior do que o registrado no ano passado.
A maioria dos turistas que chegaram ao Brasil veio da Argentina, dos Estados Unidos, do Paraguai, do Chile e do Uruguai. Os estados mais procurados foram Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.