Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Entenda como será a votação da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados

Cabines de votação estão instaladas no lado de fora do plenário da Casa; três deputados concorrem à presidência

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Cabines de votação na Câmara dos Deputados
Cabines de votação na Câmara dos Deputados Cabines de votação na Câmara dos Deputados

As cabines de votação para a eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, que ocorre nesta quarta-feira (1°), estão instaladas no Salão Verde da Casa, do lado de fora do plenário.

Os deputados vão votar, em bloco, para presidente, primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente, além de primeiro, segundo e terceiro secretários.

A eleição ocorre da seguinte forma: o deputado entra na cabine, onde está instalado um computador. Por meio do toque sensível, o congressista vota em bloco — neste caso, os candidatos à presidência da Câmara dos Deputados são Arthur Lira (PP-AL), Chico Alencar (PSOL-RJ) e Marcel Van Hattem (Novo-RS).

Lira tem o apoio da maioria dos deputados. Alencar se candidatou ao cargo na tentativa de marcar oposição contra o atual presidente da Casa. 

Publicidade

Para um candidato ser eleito, é necessária a presença de 257 deputados. Para vencer em primeiro turno, o candidato precisa dos votos da maioria absoluta dos parlamentares presentes. Se for necessário, é realizado um segundo turno de votação entre os dois mais bem votados.

Iniciado o processo, cada deputado registra todos os seus votos para os 11 cargos da Mesa Diretora na urna eletrônica, que traz as fotos dos candidatos. A votação é secreta.

Publicidade

Leia mais: Lira deve ser reeleito com folga na Câmara; no Senado, Pacheco e Marinho travam disputa voto a voto

Marcos Pereira (Republicanos-SP) deve ficar com a primeira-vice-presidência, e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), com a segunda-vice-presidência. Outros nomes cotados para cargos da Mesa Diretora são: Luciano Bivar (União Brasil-PE), na primeira secretaria; Maria do Rosário (PT-RS), na segunda secretaria; Júlio César (PSD-PI), na terceira secretaria; e Luciano Mosquini (MDB-RO), na quarta secretaria.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.