Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Avião da Força Aérea que vai resgatar brasileiros em Israel chega à Itália; veja vídeos

Aeronave saiu de Natal (RN) na noite deste domingo; Itamaraty acompanha as buscas por três desaparecidos

Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília

O KC-30 é o maior avião já operado pela FAB
O KC-30 é o maior avião já operado pela FAB O KC-30 é o maior avião já operado pela FAB

A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) enviada para resgatar os brasileiros que estão na zona de conflito entre Israel e o grupo Hamas chegou à Itália na madrugada desta segunda-feira (9). O voo saiu de Natal (RN) e teve duração de nove horas, e o avião é um dos seis que vão ser utilizados na missão. Segundo os últimos dados do Itamaraty, três brasileiros, que também têm cidadania israelense, estão desaparecidos. Outro, que estava hospitalizado, já recebeu alta. Mais de mil pessoas já pediram para voltar para o Brasil. 

O Ministério da Defesa confirmou neste domingo (8) que os integrantes da missão estão aguardando um posicionamento do Ministério das Relações Exteriores (MRE) para iniciar a viagem até a área de guerra.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

“Nossa ideia é que esse avião fique na Itália aguardando essas coordenações finais com o MRE. Nós estamos com militares nossos na embaixada de Israel e nas demais embaixadas da região também, para que possamos fazer as primeiras levas, trazer os primeiros brasileiros de lá para cá”, explicou o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno.

Médicos e psicólogos estão na equipe para prestar suporte aos brasileiros repatriados. A embaixada brasileira na região já colheu os dados de cerca de 1.000 brasileiros hospedados em Tel Aviv e em Jerusalém interessados em voltar ao Brasil. Segundo o Itamaraty, a maioria é de turistas que estão em Israel.

Publicidade

Leia mais: Ministro israelense da Defesa ordena 'cerco' total à Faixa de Gaza

Os interessados preencheram um formulário online disponível no site da embaixada. De acordo com o órgão, o preenchimento do formulário não assegura direito à repatriação, e a inclusão na lista de passageiros será informada posteriormente.

Publicidade

Saiba mais: "Massacraram pessoas a sangue frio", diz ONG sobre o assassinato de 260 pessoas em festa

O Itamaraty diz que segue acompanhando a situação dos turistas e das comunidades brasileiras na região. A estimativa é que 14 mil brasileiros vivem em Israel e 6.000 na Palestina, a grande maioria fora da área afetada pelos ataques.

As aeronaves

A FAB disponibilizou três modelos de aeronave. O KC-30 (Airbus A330-200) é o maior avião já operado pela Força e tem capacidade para 238 passageiros. A aeronave pode transportar até 45 toneladas de carga útil, além de voar uma distância de 14,5 mil quilômetros.

O KC-390 Millennium, fabricado pela brasileira Embraer, comporta cerca de 80 passageiros (na configuração para esta missão) e é utilizado em missões de transporte aéreo logístico, reabastecimento em voo, combate a incêndio em voo, evacuação aeromédica, busca e salvamento, navegação a baixa altitude, lançamento de carga e de pessoal, entre outras.

Já o VC-2, também fabricado no Brasil, é utilizado no transporte presidencial, podendo levar cerca de 40 passageiros e voar a uma velocidade de até 985 quilômetros por hora.

O conflito

O Hamas, que governa a Faixa de Gaza e é classificado como organização terrorista pelos EUA, União Europeia e Israel, lançou uma ofensiva sem precedentes no sábado (7). Foram disparados, segundo o próprio grupo, mais de 7.000 mísseis em direção ao território israelense, em uma operação que o Hamas chamou de Dilúvio de Al-Aqsa.

Paralelamente, milicianos do Hamas invadiram o país por terra, ar e mar. Foram vistos parapentes cruzando a fronteira de Gaza com Israel. Uma incursão desse tipo nunca havia acontecido.

"Estamos em guerra e vamos vencer", afirmou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ao ressaltar que havia ordenado uma extensa mobilização de reservistas e que devolveria o fogo "com uma magnitude que o inimigo não conheceu".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.