Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ida de Lula à China é antecipada em um dia; ele deve ir à posse de Dilma no banco do Brics

Houve mudança na data divulgada pelo Planalto na última sexta-feira (31); o presidente vai começar a agenda no país em Xangai

Brasília|Do R7, em Brasília com informações do Estadão Conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva O presidente Luiz Inácio Lula da Silva

A viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China está prevista para acontecer entre os dias 10 e 14 de abril, de acordo com as informações do Itamaraty deste sábado (1º). Lula vai começar a agenda no país em Xangai. A previsão inicial, anunciada pelo Planalto na sexta-feira (31), era que o presidente viajasse no dia 11, com retorno no dia 15.

A data já havia sido mudada antes, por causa do quadro de pneumonia de Lula, que impediu o presidente de viajar para o país.

Lula deve participar em Xangai da cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff no banco do Brics, instituição composta de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Depois Lula vai para Pequim, onde se reúne com Xi Jinping, o presidente chinês. A expectativa é que pelo menos 20 acordos de cooperação sejam assinados entre os países na visita de Estado.

Presidente do Brics

Em 24 de março, Rousseff foi confirmada como nova presidente do banco do Brics. Ela foi eleita por unanimidade pelo conselho de governadores do New Development Bank (NDB), o banco do Brics, até julho de 2025.

Publicidade

Dilma terá um salário equivalente a R$ 220 mil mensais. Ela ainda terá acesso a benefícios como assistência médica, auxílio-viagem e subsídios para a mudança. A sede do banco fica em Xangai, na China.

A petista foi sabatinada pelas autoridades estrangeiras ao longo de março, depois que o NDB comunicou o início da troca de comando. Ela substitui o diplomata e economista Marcos Troyjo, indicado pelo ex-ministro da Economia Paulo Guedes.

Publicidade

Leia mais: Dilma é eleita presidente do banco do Brics; salário equivale a R$ 220 mil

* Com informações da Agência Estado

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.