Lula envia ao Senado indicações de embaixadores para EUA, Reino Unido, Argentina e outros países
Presidente encaminhou para aval dos senadores sete sugestões para ocupar embaixadas e representações brasileiras no exterior
Brasília|Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou ao Senado a sugestão de sete diplomatas para ocupar embaixadas e outras representações em organizações internacionais. Eles precisam passar por sabatina na Comissão de Relações Exteriores (CRE) da casa. Depois, devem ser aprovados tanto nos colegiados quanto no plenário.
Entre as indicações do Executivo está o nome de Maria Luiza Ribeiro Viotti para representar o Brasil nos Estados Unidos — se aprovada, será a primeira mulher a chefiar a embaixada brasileira nos EUA — e o de Antonio de Aguiar Patriota como embaixador brasileiro na Grã-Bretanha. Julio Glinternick Bitelli foi sugerido para ocupar o cargo na Argentina.
Ricardo Neiva Tavares foi indicado para ser embaixador do Brasil na França e, cumulativamente, no principado de Mônaco. Também foi enviada a sugestão de Sérgio França Danese para o cargo de representante permanente do Brasil nas Nações Unidas.
A embaixada brasileira no Egito poderá ser chefiada por Paulino Franco de Carvalho Neto, que também foi indicado para representar o Brasil no Estado da Eritreia. Everton Vieira Vargas foi sugerido para exercer o cargo de embaixador do Brasil na Santa Sé (em Roma, na Itália) e, também, na Ordem Soberana e Militar de Malta.